text-align: center;

quinta-feira, 10 de julho de 2014

[MINHA RESENHA] Livros de Sangue - Clive Barker

Livros de Sangue
Barker, Clive
Editora Civilização Brasileira S.A., 1990




Livros de Sangue (Book of Blood) trata-se de uma coletânea de contos do gênero Horror/Suspense Dramático, escrito pelo renomado Clive Barker em 1984, originalmente publicado em 6 volumes.
Em Livros de Sangue, o autor faz uso de uma linguagem e fatos modernos, mixando com várias situações fantasiosas e eventos misteriosos. É notável a variação nos temas, sendo possível encontrar textos sobre assassinatos (um com referência a Edgar Allan Poe, considerado por muitos o mestre no gênero Suspense), seres fantásticos, referências religiosas e sua dualidade Céu x Inferno, além de histórias sobrenaturais e, até mesmo, inexplicáveis, desafiando a compreensão humana.
Um outro aspecto importante em suas escritas seria a constante busca pela aproximação do atual horror ou do clássico terror, deixando de lado (na maioria dos contos) as lendas de espíritos e assombrações e dando ênfase maior na violência, na crueldade e na carne (como nos clássicos filmes de serial killer como Sexta-Feira 13, Halloween e O Massacre da Serra Elétrica).

Com textos bem densos, bastante descritivos e de alto cunho imaginativo, é fácil, em muitos momentos, que o leitor crie uma tensão, um arrepio na pele e até mesmo se choque com as surpresas gradativas encontradas nos contos deste livro.
Nunca fui fã de histórias curtas, pois sempre achei difícil de criar uma intimidade e uma identificação com os personagens e com as situações, mas posso afirmar que não me arrependo de ter dado uma chance a este livro.
Com a aparição de personagens de personalidade forte (vale reforçar a aparição de um personagem que faz fortíssima referência a Lord Byron, inclusive que utiliza desse mesmo nome), ousados e que não temem a morte e o medo, Clive Barker traça um perfil psicológico de primeira e que, com certeza, não passará despercebido pelos leitores.
Lembrando que foram lançados filmes baseados em contos do livro, com destaque para "The Midnight Meat Train" (traduzido para "O Último Trem"), estrelado por Bradley Cooper (O Lado Bom da Vida) e o próprio "Book of Blood" (traduzido para "Livro de Sangue"), estrelado por Jonas Armstrong (série Robin Hood, BBC). Confira o trailer deste último:

6 comentários:

  1. Deu vontade de ler o livro agr kkk, gostei muito da postagem :D

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário e pelo apoio! Garanto que esse livro vai lhe agradar muito! Continue conosco! :D

    ResponderExcluir
  3. Otima análise!! Já tô baixando pra ler! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de comentar aqui o que você achou dele! Opiniões diversas são sempre bem-vindas!

      Excluir
  4. fiquei com vontade de lerrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr, mais um de contos de terror pra minha coleção... onde eu encontro?

    ResponderExcluir
  5. Só encontrei no Mercado Livre... na Saraiva está indisponível. Esse volume único, especialmente, só encontrei disponível em formato digital

    ResponderExcluir