text-align: center;

sábado, 26 de julho de 2014

[CONHECENDO A SÉRIE] Game of Thrones - Primeira Temporada


Game of Thrones é uma série épica/dramática americana, transmitida no Brasil pela HBO, baseada nos livros de George Martin e tendo sua estreia oficial em 17 de Abril de 2011. Desde o lançamento de sua primeira temporada, vem sendo bastante aclamada pela crítica e merecendo grandes reconhecimentos das principais Academias, o que valeu, em sua temporada de estréia, a indicação de Melhor Série Dramática do Emmy e o Globo de Ouro de Melhor Série, além das vitórias após a indicação de Melhor Ator Coadjuvante, entregue a Peter Dinklage (Tyrion Lannister, o Duende) e do Emmy de Melhores Créditos Principais. Game of Thrones é uma febre.
A série, baseada nas aclamadas obras épicas de George Martin, com uma temática medieval e no melhor estilo Tolkien (criando até mesmo muitas discussões sobre quem é melhor: Tolkien ou Martin?), atualmente é composta de 4 temporadas, com o nome retirado do primeiro livro da saga. Basicamente, a história se trata das guerras e disputas violentas entre as dinastias de Westeros para alcançar o posto mais alto da hierarquia: o Trono de Ferro de King´s Landing, e, assim, obter o controle e comando dos sete reinos, enquanto, ao norte da Muralha que protege o continente, várias ameaças voltam a surgir e a preocupar todos os reinados de Westeros.

Em sua primeira temporada, a Mão, assistente e confidente pessoal do rei, é misteriosamente dado como morto e isso "abre a vaga" para que nomes importantes dos reinos possam alcançá-la. Neste contexto, conhecemos a Casa Stark, família dos lordes do reino de Winterfell, governada por Eddard Stark (Sean Bean), um honrado cavaleiro que busca, a todo custo, proteger sua família e suas terras.

Com a morte de Jon Arryn, antigo confidente de Robert Baratheon (atual rei de King`s Landing), começa a disputa para decidir quem ocupará o seu espaço. Com isso, a família real faz uma visita anunciada aos Stark, para explicar o que houve com Arryn e para que Robert possa indicar seu amigo Eddard como seu braço direito no trono. Neste contexto, nos é apresentado os Lannister, família nobre e rica, com grande influência na realeza e com grandes planos para tomar o trono do atual rei. Cersei, a Rainha, seu irmão gêmeo Jaime e seus próximos são bastante ambiciosos e tentarão, a todo custo, alcançar o posto do atual rei.
Após a saída da família real de Winterfell, imediatamente, Eddard é convocado para comparecer à capital dos reinos e, assim, fazer o juramento de lealdade para assumir o posto de Mão do Rei. Stark acaba tendo que abandonar toda sua família em suas terras, inclusive tendo que deixar para segundo plano um mistério que ocorreu durante a estadia dos Lannister: a tentativa de assassinado de seu filho, Brandon.


Deixando o reino nas mãos de seu filho, Robb Stark, Ned parte à Capital para encontrar o rei e, assim, assumir o local do falecido Jon Arryn, sem imaginar os perigos que lá existem e toda a conspiração que será armada contra ele, para que seu nome e o de Robert sejam, de vez, arrancados da história.

Paralelamente, Daenerys Targaryen, última sobrevivente da família dos dragões, busca restaurar sua cidade e voltar a dar esperança ao seu povo, que tanto aguardam a volta da rainha. Por conta das fortes ambições de seu irmão mais velho (Viserys), sucessor de sangue do Trono dos Sete Reinos, a Filha do Dragão é forçada a se juntar aos Dothraki (família de cavaleiros selvagens) e a se casar com o Khal (líder), para que seu irmão possa se apoderar do seu exército e declarar invasão a King´s Landing podendo, assim, ter direito ao tão desejado trono. Os Targaryen foram expulsos de Westeros durante a Rebelião de Robert, mas não sem antes deixar profundas marcas na história dos Stark e dos Baratheon, causando sérias consequências aos personagens e, assim, criando um conflito de gigantescas proporções que será explicado durante o passar da série.
Com todo esse contexto e com a disputa que se acirrará cada vez mais, com conspirações que se tronarão cada vez mais cruéis e maquiavélicas, a primeira temporada de Game of Thrones, com toda a certeza, se superou em todos os termos e é excelente em todos os detalhes.
Uma equipe de produção maravilhosa, mesclando cenários fantásticos, um figurino bastante característico e que nos mostra a identidade de cada povo, uma trilha sonora, no mínimo, emocionante, com músicas orquestradas e com seus picos nos momentos de batalhas e conflitos, e com seus momentos leves, nas horas dramáticas e de emoção... Tudo se encaixou perfeitamente nesta fórmula mágica e criou fãs e histórias por todo o planeta.
A série da HBO é visionária e diferente de tudo que já foi visto. Sem clichês, sem apelações e censuras, é uma obra completa.
Sempre fiquei bastante receoso em assistir, pois até hoje ainda ODEIO os fãs exagerados desta série (realmente são muito chatos), mas, pela indicação frenética e pressão que eu sofria para que eu assistisse, dei uma chance e posso garantir que não me arrependi nem um pouco. Nota máxima para os produtores, para o elenco, e para o escritor, que foi capaz de trazer algo tão mágico que, desde o Senhor dos Anéis, não pensei que pudesse mais existir.

2 comentários:

  1. Também tenho sérios problemas com fãs exagerados do que quer que seja. rs
    Eu comecei a assistir a série antes de começar com os livros e me apaixonei pelos dois. Adoro histórias medievais! *-*
    Amei seu blog, vou futucar mais. rs
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu passei MUITO tempo pra assistir por conta desses fãs kkk mas acabei cedendo e vou ver logo a série completa. Achei a primeira temporada muito boa e já tou com expectativa pras outras hehehe
    E fique à vontade ;) muito bom saber de sua presença por aqui! :DD

    ResponderExcluir