text-align: center;

quarta-feira, 16 de julho de 2014

[MINHA RESENHA] Condenada - Chuck Palahniuk

Condenada
Palahniuk, Chuck
Editora Leya, 2013



Condenada é um livro adulto do gênero aventura/horror, escrito pelo renomado Chuck Palahniuk (autor da obra prima e clássico Clube da Luta), que tratou o livro como o filho de The Shawshank Redemption com The Lovely Bones, criado por Judy Blume e como se fosse The Breakfast Club no inferno.
O centro da obra é a pré-adolescente precoce Madison, uma jovem rebelde e frustrada que, num certo dia, acorda sem lembrar de nada numa cela de prisão no inferno, e acredita ter sido morta por overdose de maconha. O texto é narrado em primeira pessoa e estabelece um intenso diálogo, ao início de cada capítulo, entre a jovem e Satã, pela busca por respostas mais concretas sobre o que realmente aconteceu e o que causou essa tragédia.
Em vida, Madison era uma garota de 13 anos, criada por pais extremamente ricos e famosos, frustrada com seu corpo e com sua vida familiar. Seus pais se mostram extremamente desinteressados pelo seu futuro e incapazes de ter uma participação ativa e educacional na vida da garota, o que a torna extremamente sujeita a tomada de decisões erradas e, principalmente, sujeita as consequências que elas podem lhe trazer.
Madison é presenteada pela mãe com drogas e é incitada ao uso constante, além de ter que conviver com uma família com tradições atípicas e que estimulam sua filha a ter conhecimento sobre prazeres sexuais.
Durante a narrativa, são apresentadas diversas causas que podem ter sido a resposta para a morte da garota, tais quais o suicídio pela vida infeliz que ela levava, pois também não tinha amigos, o uso frequente de drogas e de produtos prejudiciais a saúde e os mal tratos que sofria perante a indiferença familiar e brincadeiras de colegas de turma.
Sem nenhuma educação relativa ao caráter e a moral, ela busca o seu próprio conhecimento, como apresentado na narrativa. É uma garota bastante inclinada a leitura e ao intelecto artísitico, algo mencionado frequentemente na narrativa.
Durante sua passagem no inferno, a pré-adolescente acaba encontrando vários jovens e acaba criando uma identificação com um grupo mais próximo, sendo capaz de exibir sua personalidade real e de se abrir mais, já que a solidão foi um elemento presente em sua vida. A história traça intensas reflexões acerca da condição humana na Terra e na pós-vida e apresenta diálogos bastante profundos e questionadores sobre a busca pela esperança e pela Fé e a descoberta da sexualidade.
Várias divindades nos são mostradas, o que reforça o caráter religioso e histórico do livro. Ouro detalhe importante é o abuso do uso da intertextualidade, com a citação de muitos personagens, obras e filmes reais e fazendo uma referência e um link com as situações vividas no inferno pelos personagens.
Durante a sua trajetória e a passagem pelos lugares mais tenebrosos do inferno, os medos dos personagens vão aparecendo e um conflito interno é criado em cada um deles, o que nos torna aptos a diferenciar quem são os heróis e quem são os covardes.
No melhor estilo Shadow of The Damned (Xbox 360/Playstation 3), existem situações incrivelmente grotescas e impossíveis, enquanto existem outras bastante cômicas e irônicas. Com uma grande riqueza de detalhes, podemos imaginar perfeitamente o sofrimentos do grupo e dos seres condenados. Chuck traçou uma obra quase poética e de cunho filosófico, no melhor estilo Divina Comédia, e muitas surpresas são garantidas durante toda a jornada.
Com uma linguagem rebuscada e não acessível a todos os níveis de maturidade, a obra é focada, basicamente, no público adulto, por conta de todas suas discussões acerca de temas extremamente complexos.
Uma obra extremamente recomendada para quem gosta de tensão e horror. Chuck é extremamente fiel ao cenário que nos já é de conhecimento. Uma história de arrependimento, descoberta pessoal e, principalmente, de redenção.





Um comentário:

  1. No cabe duda que siempre el actor Morgan Freeman destaca por sus personajes en diferentes películas. Yo lo considero un genio en el ámbito del cine porque sea cual sea el género, siempre logra hace de su papel un éxito y en este film The Shawshank Redemption no es una excepción.

    ResponderExcluir