text-align: center;

segunda-feira, 14 de julho de 2014

[MINHA RESENHA] Zumbis x Unicórnios - Holly Black e Justine Larbalestier

Zumbis x Unicórnios
Black, Holly & Larbalestier, Justine
Editora Galera Record, 2012



Zumbis x Unicórnios é uma antologia de contos do gênero fantasia/horror, editado por Holly Black e Justine Larbalestier, com histórias escritas por grandes autores da literatura estrangeira atual, tais como Meg Cabot (O Diário da Princesa e A Mediadora), Scott Westerfeld (Feios), Cassandra Clare (Os Instrumentos Mortais e Peças Infernais) e Diana Peterfreund.
Composto por 12 histórias de 12 autores diferentes, cada uma delas traça características fundamentais e de destaque no universo mágico dos unicórnios e no universo assustador dos zumbis. A estrutura dos contos funciona do seguinte modo: antes de cada um, existe uma breve explicação sobre a narração que vai ser apresentada e, junto a ela, uma discussão entre as editoras do livro para ver quem é melhor e quem merece mais reconhecimento: os unicórnios ou os zumbis.
Holly e Justine travam debates cômicos entre elas e com vários tons de ironia, caracterizando o humor e a descontração existentes na obra. Além disso, elas dividem os autores em dois times: O Time Zumbi e o Time Unicórnio. As histórias ocorrem de forma intercalada: primeiro, um membro de um time conta a sua, em seguida, é a vez de um membro da outra equipe.

Indicado por uma cliente quando eu trabalhava em uma livraria aqui da capital, fiquei com vários pés atrás sobre a leitura desta obra. Nunca gostei muito de unicórnios e o nome do livro não me agradou em nada. Mas, após a insistência dela, deixei esse preconceito de lado e decidi dar uma chance a Zumbis x Unicórnios. Devo afirmar que não me arrependi de ler.
Inicialmente, sobre os quadrúpedes mágicos. Suas histórias são, basicamente, fantasiosas. Não escapa do modelo. Tiradas engraçadas, lendas absurdas e a apresentação de todas as habilidades dos animais. Unindo todos os contos do Time Unicórnio, podemos identificar claramente suas características básicas, tais como a habilidade de auto regeneração e de curar seres humanos, o poder de comunicação, apesar dele ser realizado por telepatia e toda a força e beleza de um Unicórnio.
Em suas histórias, existe um foco no relacionamento deles com os seres humanos, mostrando como podem ser vistos e como pode haver o contato e tendo imenso caráter moral, principalmente na última história (A Terceira Virgem), que é minha favorita, onde exibe as consequências do uso intenso de seus poderes e termina em uma bela e emocionante história de redenção e de amor. Em outras histórias, temas como amizade, carinho, acolhimento, podem ser facilmente identificados.
Fugindo desse universo fantasioso, partimos para o mundo assustador e tenso dos queridos mortos-vivos. Clássicos e conhecido praticamente por todos, os contos deles são bastante fiéis e retratam magistralmente o clima de solidão, medo e de fuga que os locais infestados devem transparecer. Suas histórias já são bem mais violentas e cruéis. Cheias de surpresas e de momentos pavorosos, ao imaginarmos como seria se nós estivéssemos nelas.
Fazendo referências ao famoso filme de horror/comédia, Zumbilândia, e ao filme pouco reconhecido pela sociedade cinéfila, Meu Namorado é Um Zumbi, temas maduros e profundos sobre vida após a morte, família, devastação, são tratados em contos adolescentes, com linguagens totalmente acessíveis a todos e com situações bem mórbidas.
Caça aos mortos, cérebros e corações sendo mastigados, isolamento e muito sangue, o Time Zumbi fez um excelente trabalho em suas histórias e poderia dar destaque a todas elas, garantindo que todas valem à pena.
Antes de mais nada, o livro não é uma obra infantil e nem infanto-juvenil. Tem temas profundos e maduros, uma linguagem acessível a todas as idades, mas situações, de ambos os grupos, que dão ao livro um clima mais adulto e que agradará aos maiores fãs de fantasia e de apocalipse zumbi.
Num mundo clichê de "unicórnios fofinhos" e de "zumbis lezados", toda a obra trata-se de uma extensão de todos esses universos, dando novas propriedades extras a cada um desses personagens e trazendo um valor ímpar a criatividade dos autores.
Se eu pudesse dar uma opinião beeem pessoal, diria que o Time Zumbi ganhou de lavada! Maaaaaaas...
Leia e venha comentar qual seu preferido e quem ganha essa batalha, no mínimo, épica!

4 comentários:

  1. enquanto os unicornios quadrupitam os zumbis bipeditam

    ResponderExcluir
  2. Estou começando a ler Mil Flores e até agora nada de um conto de unicórnios legais...isso pq eu não gosto de Zumbis...mas também não gosto de unicórnios kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi até o que comentei hehe Particularmente, só gostei de um conto dos unicórnios. Quando você ler, com certeza, saberá qual é, pois tenho certeza que vai gostar também :)

      Excluir