text-align: center;

domingo, 20 de julho de 2014

[DIA DE FILME] American History X (A Outra História Americana)

American History X (1998)



Gênero: Drama
Data de lançamento: 30 de Outubro de 1998 (EUA)
Tempo: 119 minutos
Direção: Tony Kaye
Escrito por: David McKenna
Estrelado por: Edward Norton, Edward Furlong, Beverly D'Angelo






A Outra História Americana é um filme do gênero drama/histórico. Um clássico do cinema da época, o filme se tornou famoso por conta de seu forte cunho social e duras críticas traçadas sobre o preconceito, desigualdade social e preceitos nazistas (neonazismo), o que rendeu a indicação de Edward Norton (O Incrível Hulk) para o Oscar de Melhor Ator.
Com forte repercussão na sociedade, principalmente por conta do extremo apelo ao nazismo de Hitler e o recheio de cenas nas quais os personagens idolatram sua figura, AOHA se tornou um dos filmes mais recomendados e um dos melhores filmes da história, eleito pela Empire Magazine, em 2008, como o filme número 311 dos maiores filmes de todos os tempos.
Em American History X, conhecemos os irmãos Vinyard, jovens que sofreram a precoce morte do pai, morto baleado em um bairro negro, e devem lidar com as consequências que essa morte trouxe, buscando saber enfrentá-la sem prejudicar sua família. Derek Vinyard (Edward Norton), o mais velho, acaba se tornando um rebelde, culpando toda a raça negra, imigrantes e não-brancos, pela morte do seu pai, e decide se unir ao neonazista Cameron (Stacy Keach), na busca de monopolizar Venice Beach e banir toda a raça não pertencente a sua.
Derek, em uma certa noite, acaba baleando dois negros que invadem sua casa para roubar seu carro, e acaba sendo preso em flagrante, deixando seu irmão mais novo, Danny (Edward Furlong), para cuidar de sua família, sem pensar nas consequências que isso poderia lhes trazer. 


Danny acaba sendo influenciado pelas teorias de seu irmão mais velho - considerado um deus dos skinheads e orador de Cameron - e decide seguir no grupo dos neonazistas, incrementando seu ódio aos não-brancos e o tornando braço direito do líder do grupo, Cameron. 
Cerca de três anos depois, Derek é liberado da cadeia, totalmente alterado pelos fatos que conviveu na prisão e decide mudar de vida, se retirando, oficialmente, do grupo nazista e tentando fazer com que seu irmão mais novo não siga seus passos errados e seja capaz de perceber que todos somos iguais, independente da cor e independente de onde veio.
American History X é uma excelente história. Muito forte em alguns aspectos, quando consegue passar fielmente toda a violência e o terror que as minorias sofriam diante de regimes nazistas e o quanto elas sofrem, apesar do tempo ter passado.


O filme é dividido no drama que os personagens vivem ao se instalar em clima de guerra contra outros grupos raciais e o passado de Derek, focando no que ele teve de fazer para se juntar aos neonazistas e o que aconteceu para que ele acordasse e percebesse que é necessário se adaptar e respeitar as diferentes classes que existem na sociedade. 

Com rateio 'R' pelo MMPA (órgão de censura), por conta da violência brutal, incluindo estupro, linguagem pesada, sexualidade forte e nudez, além do extremo consumo de drogas lícitas, o filme não é indicado para todos.
Apesar disso, o AOHA não deixa de ter sua beleza, o que foi bastante reconhecida por órgãos cinéfilos mundiais, e é um filme excelente, que retrata a busca de redenção pessoal, social e pela igualdade entre todos. Uma obra recomendadíssima e com um final chocante e emocionante demais. Vale muito à pena!



Nenhum comentário:

Postar um comentário