text-align: center;

sexta-feira, 25 de julho de 2014

[DIA DE FILME] Reservoir Dogs (Cães de Aluguel)

Reservoir Dogs (1992)



Gênero: Thriller
Data de lançamento: 21 de Janeiro de 1992 (EUA)
Tempo: 99 minutos
Direção: Quentin Tarantino
Escrito por: Quentin Tarantino e Roger Avary
Estrelado por: Harvey Keitel, Tim Roth, Michael Madsen







Cães de Aluguel é um marco no universo do cinema por ser o primeiro filme dirigido pelo insano Quentin Tarantino, responsável, futuramente, por grandes filmes e por um imenso reconhecimento na Academia, tais quais Pulp FictionKill Bill, Bastardos Inglórios e Django. Nesta sua primeira obra cinematográfica, teremos o lançamento das principais características nos filmes de Tarantino, como o intenso uso de diálogos com tons sarcásticos e cômicos, a busca pela cultura pop e por músicas de época, contemplando o country e o folk da década de 50-70, e a violência e crueldade que, com o passar do tempo, vão adquirindo mais tonalidades em seus filmes.
Reservoir Dogs acabou se tornando consagrado como um filme cult e, consequentemente, como o maior filme independente de todos os tempos, de acordo com a revista Empire.
O filme mostra a história de um grupo de bandidos após um assalto a uma joalheria fracassado, e apresenta como eles foram parar nessa situação e, posteriormente, como terão que se virar para sair dela.


Basicamente, existe um contratante, um manda-chuva do crime, que contrata cinco criminosos desconhecidos entre si, com habilidades únicas e de confiança, que devem se unir para planejar o roubo.
O principal conflito existente em Cães de Aluguel se dá quando todos os bandidos se dispersam após a falha na tentativa de assalto à joalheria, e cada um deles vai tentando entender o que houve e juntando as peças para descobrir os motivos da falha, chegando a conclusão que tudo, na realidade, era uma armadilha e que, entre eles, existia um delator.
Os personagens têm personalidades cômicas, amigáveis e são bastante carismáticos. Cada um recebe uma identificação para evitar que seu nome e sua vida pessoal seja espalhada ou divulgada, já que se trata de um golpe entre desconhecidos.


Apesar da forte presença de diálogos e de um ritmo não-linear na história, com bastante flashbacks e cenas quebradas para que tudo seja explicado no tempo certo, Quentin criou um clima bastante divertido e até mesmo agradável. É muito fácil criar identidade com alguns personagens, mesmo com a presença de muitos, e isso nos coloca mais presentes no filme. Cães de Aluguel não é nem um pouco previsível e nos desperta uma intensa curiosidade para descobrir logo o que realmente aconteceu, se realmente houve um delator e o que houve com os criminosos durante o assalto frustrado.


Um ótimo filme de estréia, que com certeza deve ter sido o carro chefe que inspirou Tarantino a sempre manter a mesma linha de pensamentos, características e desenvolvimentos de seus aclamados filmes. Para quem é fã do diretor, como eu, e de seus filmes, de seu jeito irreverente de criar arte e de transmiti-la com diversão, não irá se arrepender de vê-lo. Sem contar que ainda existe uma boa participação do diretor em vários momentos da trama.
Veja o trailer abaixo:

2 comentários:

  1. Bom artigo!Esse filme é massa demais,uma pena que não tenha sido um sucesso de bilheteria.Como sempre o Tarantino mostrando porque é um ótimo diretor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Pedro! E o filme é muito bom mesmo! Quando a gente começa a conhecer melhor o Tarantino, parece que todos os filmes dele fazem parte de uma história só ;D

      Excluir