text-align: center;

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

[MINHA RESENHA] A Insustentável Leveza do Ser - Milan Kundera

A Insustentável Leveza do Ser
Kundera, Milan
Editora Leya, 2011



A Insustentável Leveza do Ser é um ensaio publicado em 1984, pelo tcheco Milan Kundera, lançado no Brasil em 1985, pela editora Nova Fronteira e reeditado, em 2011, pela editora Leya. O livro é um clássico da época, com uma história contextualizada no período da invasão russa a Tchecoslováquia e pelos conflitos políticos e sociais que existiram durante os anos. Dentro deste contexto, é retratada uma visão filosófica e extremamente questionadora acerca do amor, da paixão, das escolhas e de questionamentos que, com o tempo, se tornaram a base existencial e ideal de grande parte dos relacionamentos. Milan busca referências sobre a leveza e sobre o peso, o que nos prende e o que é capaz de nos fazer valorizar algo que temos em nossas vidas. Com citações de Nietszche, Parmênides, Beethoven, dentre outros ícones da época, que foram geradores de ideias e de reflexões relativas a condição humana, é criado uma enorme introspecção e é o que torna o livro mais real do que uma ficção, pois acaba se baseado em análises e pensamentos que, outrora, regeram as regras e leis humanas.
A Insustentável Leveza do Ser nos apresenta a história de 3 personagens principais, todos com relações entre si ou que, consequentemente, suas escolhas e seus atos irão alterar drasticamente a vida do outro. A obra se passa, em seu maior foco, no ano de 1968, nas cidades de Zurique e Praga.
Tomas é um homem bonito, rico, de alta expressão na sociedade e um cirurgião renomado num dos maiores hospitais de Praga. Sua vida em relação as mulheres sempre foi muito conturbada, principalmente em relação ao seu último casamento, tendo se doado ao extremo à mulher, e não tendo o retorno esperado às suas expectativas. Com isso, após o fim de seu frustrado casamento, Tomas reprimiu o seu amor e passou a objetivar somente a sexualidade da mulher, acreditando que, apenas nela, ele poderia encontrar algo que a diferenciasse de todas as outras. 
Tomas acaba desejando Sabina, e os dois começam a ter uma relação informal, de acordo com as vontades e escolhas de cada um. O autor faz questão de esclarecer que Sabina se encaixa na personalidade de Tomas, pois a jovem artista é a própria personificação do conceita de leveza. Os dois acabam se tornando melhores amigos mas, sem vínculos emocionais, buscam sempre se aquecer um ao outro. O casal de amigos-amantes faz referência ao principal tema objetivado pelo autor: a leveza, estar livre do peso das aflições, dos sentimentos, das responsabilidades e das obrigações.
Até que, por mero acaso (ou acasos, como citado no livro), Tomas viaja para outra cidade a trabalho e, ao se hospedar em um hotel, conhece a garçonete Tereza (uma mulher solitária, com um sofrido histórico familiar, principalmente com sua mãe, que inverteu seus valores e sempre ensnou a sua filha sobra a realidade da miserabilidade humana), que reparou em Tomas logo ao vê-lo com um livro aberto em uma mesa do bar, e tratou essa visão como uma espécie de fidelidade a ela, já que Tereza acreditava que isso o tornava diferente de todos os outros que estavam no recinto.

Com isso, os dois acabam trocando um bilhete e, logo, já estão fazendo parte de uma mesma vida, compartilhando os mesmos (mas reprimidos por Tomas) sentimentos e a mesma cama. Apesar de Tomas ter se fixado com Tereza, sua infidelidade ainda continua e o homem ainda busca encontrar-se com outras mulheres, incluindo Sabina, o que não faz questão de esconder de sua mulher. Durante todo esse contexto, inúmeras reflexões são criadas mediante o relacionamento "infiel" do rapaz. Tomas, apesar de ter escapado várias vezes e de ter criado uma tristeza incurável no coração de Tereza, nunca deixou de amá-la, apenas acredita que ela não foi capaz de notar o quão verdadeiro era esse amor. Conceitos como o acaso, como as coisas são mais fortes se tudo acontece sem ser planejado e sem ser premeditado, são fatores que ficam constantemente na mente de Tereza. A compaixão que existe entre Tomas e sua amada também é tema de boa parte da obra, já que ele sempre se pergunta se é apenas isso que o faz estar preso a mulher. 
Milan Kundera, através de estudos e pesquisas, criou um clima bem forte e real acerca dos medos que assombram as pessoas em seus relacionamentos, das constantes crises existenciais que, em nós, cria reflexões e dúvidas sobre as consequências de nossas escolhas e sobre os caminhos que nos levarão a agir.
O livro abre um leque para muitas formas de amor, umas reais, outras não. Nos mostra até onde podemos ir por alguém e o certo e o errado em abdicar de algo e mudar por amor.
Com um contexto histórico que agrega mais tensão e mais flexibilidade e realidade a obra, A Insustentável Leveza do Ser é um ótimo romance, diferente de todas as tendências atuais e que, com toda certeza, irá agregar bastante ao nosso conteúdo e a nossa forma de ver e encarar as coisas.
O livro foi adaptado para o cinema americano, em 1988, e foi indicado ao Oscar nas categorias Melhor Fotografia e Melhor Roteiro Adaptado e foi indicado ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz Coadjuvante. Veja o trailer:

2 comentários:

  1. Que interessante, não fazia ideia do tema desse livro. Certa vez peguei um outro dele pra ler, não lembro o nome, mas era algo sobre um poeta e não gostei da escrita. Achei extremamente prolixo... Como é a escrita desse aí? (:
    Beatriz

    ResponderExcluir
  2. O livro é muito bom e, por mais antigo que seja, seu foco é bastante atual e objetivo. A escrita é rebuscada, mas estimula o raciocínio e é bastante explicativa, além de fazer referência a vários temas estudados por nós, com foco na filosofia ;)

    ResponderExcluir