text-align: center;

sábado, 2 de agosto de 2014

[SESSÃO NOSTALGIA] Digimon Adventure

E no clima do aniversário de 15 anos dos Monstros Digitais e do anúncio da nova aventura, Digimon Adventure, para 2015, a estreia da Sessão Nostalgia será com este clássico da animação japonesa, Digimon.


Digimon é um mercado de entretenimento, abrangendo brinquedos, jogos eletrônicos, mangás e anime, lançado, oficialmente, em 1996 no Japão. Até agora, 7 temporadas oficiais, com histórias não relacionadas, foram exibidas, mas apenas 6 delas foram exibidas no Brasil. Após o estouro da primeira temporada, a série manteve seu nível até meados da terceira, perdendo espaço com as frustradas temporadas subsequentes.
A aventura tem foco nos Digimon, monstros digitais e habitantes do Digimundo, que mantém conexão com o mundo real a partir de uma rede de computadores e de tecnologia. Durante a série, vários conflitos são apresentados, mostrando, basicamente, a clássica disputa bem x mal que a animação infantil tem a intenção de expôr. Com isso, um grupo de crianças é escolhida para ajudar os montrinhos a salvar seu mundo de todo o mal e evitar com que ele se espalhe para os outros universos.

Na aventura inicial, sete crianças estão em um acampamento, quando, inesperadamente, sete aparelhos digitais caem do céu e, ao ter contato com as crianças, elas são transportadas para o universo dos Digimon. Lá, cada um "adota" e seu e, com seus companheiros, partem para uma jornada que se tornará mais difícil do que jamais imaginaram. Assim, os jovens passam a conhecer o lado escuro do universo paralelo ao seu e, assim, devem se unir aos monstrinhos bons para que os maus não consigam completar o plano diabólico de dominar o Digimundo. Com o tempo e a medida que os Digimon vão lutando e enfrentando o mal, eles vão se tornando mais fortes, evoluindo, adquirindo mais vigor físico e ganhando novas habilidades para ajudá-los a derrotar todo a escuridão que assola seu mundo. Acredito que poucos que acompanharam esta temporada se esqueceram da primeira evolução da série, quando Agumon evolui para Greymon e usa o seu ataque Bola de Fogo contra Shellmon. Nos momentos das evoluções, tocava sempre uma música muito marcante e, quando ela tocava, todos já sabiam que o Digimon evoluído iria se invocar, usar seu golpe mais poderoso e derrotar o inimigo numa batalha épica (que, às vezes, durava uns trinta segundos). Veja o vídeo da primeira digivolução da série e um dos melhores momentos da aventura:


O anime era muito empolgante! Perdi a conta de quantas vezes me levantei do sofá pra gritar os poderes dos Digimon! Sem contar que tinha uma das aberturas nacionais mais bizarras da história dos desenhos animados! Realmente era muito bizarra! A música inicial era cantada pela celebridade Angélica, na época, ainda muito nova e em ascensão na mídia. Enfim, ela cantava uma música sem nenhuma profundidade (diferente das de Dragon Ball), e ela literalmente ficava NO MEIO da tela de abertura, ou seja, o foco era ela, e não os Digimon! Confira abaixo esse momento extremamente sem-noção:


Fora isso, o desenho era de excelente qualidade, emocionante e dramático, além de ter sido extremamente divertido e uma ótima alternativa para a febre da época, Pokémon. Os Digimon eram muito bem feitos e variados. Cada um tinha sua personalidade e habilidades próprias e tinha seu papel na construção (ou destruição) do Digimundo. Vale muito a pena recordar esta primeira temporada. O anime inicial contou com a inclusão de 54 episódios.
Ainda em Digimon Adventure, tivemos uma segunda temporada, anos depois dos acontecimentos passados dos monstrinhos digitais e mostrando qual a repercussão deles no mundo real, já que eles acabam se tornando um tipo de vírus na realidade. Na continuação, um mistério surge no universo digital, já que algum desconhecido está se proclamando Imperador Digimon, que busca controlar as criaturas através de anéis negros e consegue criar monumentos capazes de impedir a digivolução.

T.K e Kari, agora crescidos, recebem ajuda de três novos amigos para combater a nova ameaça no Digimundo, além de adquirir novos digivices, com uma tecnologia mais completa do que o anterior e capazes de transportar as crianças para o mundo digital de qualquer computador. Nesta nova história, são apresentados os digiovos, que juntamente aos novos digivices, podem evoluir os Digimon para novas espécies e para seres mais poderosos.
Adventure 2 consegue manter a mesma qualidade da temporada anterior. Uma história muito boa e tão divertida quanto a primeira, mais monstros e evoluções incluídos e a volta de vários outros de Adventure, e o acréscimo de mais três digiescolhidos que são tão carismáticos quanto os que ficaram para trás, a temporada só acrescenta ao que já estava bom e foi tão aclamada quanto a primeira, sendo criticada positivamente por seu uma excelente continuação. Tudo isso rendeu aos Digimon ótimos jogos e franquias baseadas na série e que, tal como, teve bastante sucesso no mundo inteiro.
O carro chefe da animação foi o pé inicial para a criação de novas temporadas e de um mercado de entretenimento que agradou a boa parte dos fãs. Infelizmente, quanto ao que podemos dizer dos animes e da criação de novas criaturas e histórias, a série começou a falhar, pois começou a viajar muito, misturar histórias e a criar coisas sem sentido, como o acréscimo de seres mágicos ao universo dos monstros digitais.
Isso acabou criando um abismo, talvez, irreparável, entre as gerações antigas de fãs e a saga mas, tudo indica que os dias para este conflito já estão contados, já que foi oficializada a a continuação de Digimon Adventure, para 2015, com uma nova e inédita aventura. Só nos resta esperar e aguardar para que esta surpresa seja tão boa quanto foram as duas primeiras temporadas iniciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário