text-align: center;

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Mês do Terror #1 - Seres Rastejantes (Slither)

Seres Rastejantes (Slither) é um filme do gênero terror/ficção científica, lançado em 31 de Março de 2006 nos Estados Unidos e em 15 de Junho de 2006 no Brasil. Distribuído pela Universal Pictures e dirigido e escrito pelo diretor e roteirista do sucesso do momento, Guardiões da Galáxia, James Gunn conseguiu trazer grandes estrelas do cinema americano para o cast do longa, tais como Elizabeth Banks (Jogos Vorazes), Nathan Fillion (do seriado Castle) e Michael Rooker (o Merle Dixon de The Walking Dead).
O filme tem nota 6,5 no IMDB, o que é uma boa média dentre os filmes do gênero no site crítico, e chegou a agradar grande parte dos telespectadores e de quem teve oportunidade de assistir ao longa.
Sobre minha opinião, darei ao final desta análise. Seres Rastejantes é o primeiro filme da minha tag de maratona do terror, e preferi colocá-lo em primeiro na sequência porque, como eu falei, sou muito medroso e acho que ainda não estou preparado para assistir aos outros filmes. Felizmente, o filme foi 1000% suportável e deu pra levar na boa. Para quem não o conhece, irei fazer, agora, uma breve síntese do filme e, como disse, minha opinião virá ao final.
Era uma pacata e interiorana cidade norte-americana. Todos viviam sua vida tranquilamente e era uma cidadezinha até agitada, principalmente por estar na época de um de seus maiores festejos, a caça ao veado. Com uma estrutura simples e uma população pequena, todos se conhecem e se relacionam afetuosamente, criando um ótimo clima para se estabelecer no local. Até que um acontecimento muito estranho ocorre: um meteorito cai no solo da cidade, em uma parte isolada, e ninguém tem conhecimento deste fato.
Grant Grant (Michael Rooker) é um dos poucos homens bem sucedidos financeiramente da cidade e é casado com Starla (Elizabeth Banks), uma linda professora que vive um conflito existencial em seu casamento com Grant. Certa noite, os dois discutem e o homem decide sair para caminhar, parando em um bar e encontrando uma conhecida de infância que era apaixonada por ele. O casal decide se aventurar na mata, até que se deparam com um objeto estranho e nojento, que parecia vivo. Ao se aproximar, Grant é atacado pelo "ser" e começa a agir de modo estranho com todos.

O que muitos não sabem e nem desconfiam é que Grant passou a alojar um hospedeiro desconhecido em seu corpo, logo após ser atacado nas matas e, durante uma festa da cidade, na qual quase todos os cidadãos faziam parte, o hóspede procurou sua amante para atacá-la e fazer com que ela seja capaz de reproduzir os seres alienígenas e infestar toda a cidade, com grandes chances de infestar todo o mundo, caso não seja contida.

Aos poucos, a criatura que infectou Grant começa a tomar conta de seu corpo e de sua mente, tornando-o um ser bastante perigoso para todos os cidadãos.
Basicamente, essa é a história do filme, o que cria uma série de fatos que tomam proporções cada vez maiores. Uma coisa que eu pude reparar, principalmente no final do filme, é que a história trata, quase em sua totalidade e foco, do amor entre Starla e o que sobrou da consciência de Grant, fazendo com que a mulher entre num jogo bastante perigoso e quase suicida para recuperar seu marido e tentar fazer com que ele volte a ser quem era antes. O que é até interessante, pois o foco do terror deixa de existir por um bom tempo e passa a ser dramático, já que o amor dos dois é bem real e, em vários momentos, vemos como o personagem "possuído" está sofrendo por estar se transformando em algo não-humano e pondo em risco a vida da mulher que sempre amou.

Um ponto fraquíssimo do filme é a atuação dos policiais. Na moral, os policiais desse filme foram os piores da história! Eles são totalmente sem moral NENHUMA e sem atitude pra nada. Em várias cenas, eles simplesmente ficam parados, achando que tudo que acontece ali é perfeitamente normal, enquanto deixam o alvo escapar na frente deles. A cena com o policial Bill ao final do filme chega a ser até engraçada, quando mostra o quão incompetente ele é. Sei lá, pode ser que eu seja até injusto com os policiais deste filme, mas pra quem leu Sob a Redoma, os patrulheiros da cidade nunca mais serão os mesmos e julgados do mesmo jeito.
O filme tem uns efeitos especiais bem legais e reais, é bem nojento e absurdo, como nos momentos nos quais mostra como o alienígena realmente é bizarro, e tem um gore relativamente bom, mas nada que nos faça fechar os olhos, virar a cara ou sentir algum enjoo. Achei um filme normal, nada de tão interessante no que diz ao aspecto visual.
Mas, no que diz respeito à ideia do filme, achei bastante interessante. O alienígena, após se instalar em seu primeiro hospedeiro, Grant, passou a ocupar sua mente e a buscar a disseminação por toda a cidade. À medida que ele se espalhe e vai ocupando outros corpos, vemos que todos são conectados por um só, no caso, o primeiro hospedeiro. Todos se conectam de um modo bem legal, como se fossem um só, e acredito que isso só aumenta o nível catastrófico da situação. Achei diferente de qualquer outro filme que já tenha visto sobre gente infectada por seres alienígenas, e isso foi o ponto mais positivo do filme.


Seres Rastejantes não é um filme assustador e muito menos intenso, mas flui bem e... é, e tem uma ideia boa. Mas, fora isso, achei bem comum e pouco pode acrescentar aos fãs do gênero. O filme é indicado para maiores de 16 por conta de sua violência extrema (em alguns momentos), MUITOS animais mortos (o que sempre acho estranho, pois não entendo as pessoas tolerarem ver gente morta, mas animal não) e muita gangrena e gosma.
É um tipo filme de ficção científica estilo anos 80, 90, ou seja, cheio de coisas e cenas bizarras. Enfim, há quem tenha se agradado com o filme, há quem não. Prefiro ficar em cima do muro. Apenas digo que não o veria de novo, mas não por ser cruel e tenso demais, mas porque não vai me acrescentar nada ao ser visto por uma segunda ou terceira vez.
Abaixo, veja o trailer do filme:

Nenhum comentário:

Postar um comentário