text-align: center;

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Mês do Terror #2 - A Centopeia Humana (The Human Centipede: First Sequence) [18+]

A Centopeia Humana: Primeira Sequência (The Human Centipede: First Sequence) é um filme do gênero terror psicológico, filmado na região dos Países Baixos e escrito e dirigido pelo holandês Tom Six.
O filme foi lançado, primeiramente, no Reino Unido, em 30 de Agosto de 2009, e chegou ao Brasil bem discretamente (já que seria impossível colocar um filme desses em cinemas), sendo vinculado apenas aos meios de pirataria e internet. O filme não conta com nenhuma estrela do cinema internacional mas, com certeza, foi a porta de entrada para grandes atores e atrizes que tiveram uma participação primorosa, dando destaque ao renomado cirurgião alemão, Josef Heiter (Dieter Leiser), à turista americana, Lindsay (Ashley Williams), e ao japonês sem origem, Katsuro (Akihiro Kitamura), que merecem destaque por suas incríveis e convincentes atuações e por passar, com excelência, o fortíssimo drama e o pesado clima que a situação em que eles se meteram quis transmitir. A Centopeia Humana foi um filme altamente, extremamente criticado por boa parte do público, que o considerou um filme doentio, louco, bizarrézimo e totalmente desnecessário. Enfim, o público sempre é algo difícil de agradar. Por exemplo, nunca vou me conformar com quem não gostou de Frozen e com quem gostou de Crepúsculo, maaas... Enfim, é complicado.
Mas voltemos ao filme e vamos abrir as portas para sua análise.
Duas jovens turistas americanas, Lindsay e Jenny, decidem passar um período na Europa e, atualmente na Alemanha, planejam se divertir e conhecer as noites do país. Tudo vai bem, até o momento que as duas se perdem na estrada, após seguir indicações para algum lugar, mas que elas mesmas não têm certeza de como poderiam chegar lá. O pneu de seu carro papoca e, já de noite, começa a chover, colocando as garotas numa situação delicada e dando, a Lindsay, a ideia de sair do carro e procurar ajuda no meio do nada (ideia brilhante!).
Com isso, as duas, após se perderam mais ainda, vão se embrenhando nos bosques e se arriscando a não encontrar nada, já que não existe nenhum sinal de vida por perto. Após procurarem e Jenny desistir de vez, Lindsay vê, ao longe, uma janela iluminada, e as duas decidem ir até tal local para investigar e saber se existe algum modo de contactar o guincho para rebocar o carro. Para o azar das duas, elas acabam indo procurar ajuda na casa de um famoso cirurgião alemão, Josef Heiter, que não pretende deixá-las escapar de sua casa sem que seus desejos mais doentios sejam realizados.

O Dr. Heiter era um famoso cirurgião na Alemanha, conhecido por sua extrema e notável habilidade na separação de gêmeos siameses. Até que, sem explicação, o que nos dá a ideia de que o doutor realmente surtou e foi afetado seriamente por fortes fatores psicológicos, ele se retira e decide trabalhar apenas em casa, montando seu escritório pessoal e se isolando da sociedade, tornando-se um homem introvertido e sem nenhuma simpatia por seres humanos, como faz questão de frisar numa das cenas mais impactantes do filme, no momento em que ele diz que simplesmente não gosta os seres humanos, o que é perceptível que vai bem mais além do que um "não gostar", por conta do modo como fala e de sua cara de desprezo ao afirmar isso para as garotas. Veja abaixo:


Após sua exclusão da saúde social, o doutor começa a ficar obcecado por juntar corpos, contrariando e ironizando sua especialidade em separá-los, fazendo com que Heiter tenha sua primeira experiência mal-sucedida, ao fundir os corpos de seus três rottweilers, posteriormente o inspirando a fazer estudos e pesquisas para, assim, aplicar sua teoria da centopeia humana, que consiste em juntar três corpos de tecidos compatíveis, ligando seus tubos digestivos e costurando a boca de um no ânus de outro (é isso mesmo que você leu!) criando, assim, um "animal de estimação" ou "ser perfeito".
Com essa ideia e seu projeto de pesquisa finalmente concluído e fundamentado, Josef captura as duas garotas e um jovem e saudável japonês e, com a atitude de um profissional, aplica seus estudos, criando um monstro e educando-o para que ele possa perdurar escondido da humanidade, apenas para lhe fazer companhia.
Por si só, basta ver pelas imagens, o próprio ator do doutor alemão já tem uma cara de quem tem sérios problemas, então talvez não tenha sido muito difícil ele atuar daquele modo.

Bom, acho que não preciso comentar mais nada. A conclusão da grandiosidade (ou não) e do sadismo desse filme fica por conta de vocês. Acredito que, ao assistir, cada um irá desenvolver sua própria opinião. Quanto à minha, realmente achei o filme fascinante. Tanto no sentido de ser impactante quanto no sentido de ser real, tudo é extremamente chocante e me prendeu do começo ao fim. Já tive a oportunidade de assisti-lo outra vez e, por incrível que pareça, tive a mesma sensação ao final do filme.
A Centopeia Humana mostra o quão perturbada pode ser a mente de um ser humano e como isso pode afetar em sua vida. Dr. Heiter era um obcecado em trabalho que, por conta de sua fama e de seus sucessos na área cirúrgica, tornou-se mais ambicioso e quis levar suas pesquisas e aplicações para além do ramo clínico, criando uma doença e um enorme aversão aos seres humanos. E a palavra do filme é exatamente essa: doentio. Perturbador, realmente perturbador em todos os seus aspectos.
O filme é muito pesado e bastante tenso. É normal você agonizar durante várias cenas, principalmente nas que mostra o desenvolvimento da centopeia e o modo como os três buscam de se adaptar ao "novo corpo". Desesperador, principalmente no final do filme pois, mesmo com o início dos créditos finais, ainda podemos escutar os gritos de Lindsay, nos dando uma péssima sensação.
Enfim, recomendo o filme, mas não a menores de 18 anos e quem tem estômago fraco, tornando-se um dos mais polêmicos de todos os tempos. O filme é bom, mas para poucos que souberem "apreciar" o que realmente acontece e transparece durante sua história.


O filme conta com uma sequência (que irei postar ainda nesta semana) e com um episódio final, já previsto para ser lançado ainda neste ano de 2014.

4 comentários:

  1. Eu acho q nunca vou ter estômago para ver esse filme, mal tive para ver o trailer. Esse doutor tem a melhor cara de psicopata dos ultimos tempos.
    Mas o que mais me assusta é que o subtítulo diz, a primeira sequencia. Ele faz mais centopeias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira sequência é como se fosse a primeira experiência da centopeia já feita com humanos. No primeiro filme, são só 3 pessoas. No segundo, já são 12 hehehehe e vai sair o terceiro que não faço ideia de como vai ser, mas vai ser hard certeza

      Excluir
  2. Você teve estômago para assistir esse filme, eu fiquei horririzada quando a minha irmã me contou, principalmente quado ela contou que o cara fica com dor de barriga, eu não quis nem sabe se ele fez ou não as necessidades na boca dela. Minha irmã depois não conseguiu dormi, falo que ficou com a imagem do Dr. na cabeça.
    Eu li em algum lugar que os seguintes tem até animais, adoro assistir filmes diferentes, mas esse é diferente demais.
    Bejos!!!

    http://follow-and-breath.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O primeiro é pesado, mas não se compara com a doença que o segundo filme é! Realmente, quem tem estômago fraco não dá pra assistir hehe
    Não, isso é só boatos mesmo. No primeiro e no segundo são só com humanos, mas vem um terceiro aí e não faço a menor ideia de como vai ser ;D
    Beijos e já estou acompanhando seu blog ;)

    ResponderExcluir