text-align: center;

sábado, 16 de agosto de 2014

[DIA DE FILME] Guardiões da Galáxia

Guardiões da Galáxia (2014)



Gênero: Aventura
Data de lançamento: 21 de Julho de 2014 (EUA)
Tempo: 121 minutos
Direção: James Gunn
Escrito por: James Gunn, Nicole Perlman
Estrelado por: Chris Pratt, Zoe Saldana, Bradley Cooper, Vin Diesel, Dave Bautista






Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy), é um filme de aventura e ficção, baseada nos quadrinhos da Marvel e que apareceram, inicialmente, em 1969, mas como outro grupo de guardiões. Apenas em maio de 2008, Star-Lord e sua turma deram as caras e se mantém a até hoje, ganhando sua primeira adaptação para os cinemas. O filme dá destaque apenas a Gamora, Rocket Racoon, Rocket Groot e a Drax o Destruidor, além do "líder" Star-Lord, deixando de lado personagens importantes da formação principal, como Adam Warlock e Phylla-Vell, além de Cosmo, o cão inteligente que trabalha em Knowhere, deixando de lado, como a maioria das adaptações, vários elementos importantes da história original.
Guardiões da Galáxia faz parte da segunda fase do cinema da Marvel, que nos prepara para os novos vingadores.
O filme se passa em um universo ficcional, no melhor estilo Star Trek e Mass Effect (Guardiões da Galáxia é Mass Effect no cinema), tempos depois de Peter Quill, uma criança solitária e que presencia o falecimento de sua mãe, ser "capturado" por um Raveger chamado Yondu e ser treinado para viver como um mercenário e um caçador de recompensas. 


Peter acaba se tornando um consagrado "fora da lei" do espaço e se auto-intitula Star-Lord (O Senhor das Estrelas), mas pouco conhecido pelas redondezas. O mercenário acaba se comprometendo, com um comprador, a capturar um orbe, uma peça com poderes desconhecidos, e vai atrás de encontrá-lo. Durante sua missão, conhecemos outras raças que estão atrás desse orbe, mas o buscam para fins malignos e para expandir suas forças para todo o universo, podendo, até mesmo, causar a destruição do mesmo. Dentre os que buscam esse poder, temos Ronan o Acusador, o principal vilão do filme, que trabalha para Thanos, o ser mais poderoso das galáxias, e é incumbido de buscar o orbe e entregá-lo a Thanos para que, assim, o poderoso vilão domine os universos com tal inimaginável poder. Para isso, Ronan recruta a alienígena Gamora para resgatar a peça e entregá-la ao seu mestre.
Com o roubo da peça, Peter acaba sendo fichado e uma recompensa é posta por sua cabeça, chamando a atenção de dois Bountyhuters, Rocket Raccon, um guaxinim modificado geneticamente, e Rocket Groot, uma árvore parecida com um Ent (O Senhor dos Anéis), que só sabe pronunciar três palavras (I, Am, Groot) e que tem uma força absurda, fazendo com que eles busquem capturar o mercenário e adquirir a recompensa.



Com isso, todos acabam se encontrando na cidade de Xandar, e criam uma enorme confusão, pois Rocket e Groot querem capturar Star-Lord, Gamora quer resgatar o orbe do mercenário e ele quer vendê-lo para um negociante. Destruindo o patrimônio da cidade e pondo em risco a vida dos cidadãos, os 4 acabam presos e são levados para Klyn, a prisão de segurança máxima. Lá, eles acabam conhecendo o engraçadíssimo Drax o Destruidor, que acaba se aliando aos 4 e vê, nesta oportunidade, uma forma de se vingar de Ronan por ter matado sua família, e os ajuda a elaborar um plano para escapar da prisão e poder se livrar do orbe.
Enquanto isso, Ronan decide agir e ir atrás de capturar o orbe para ganhar poderes incomparáveis e capazes de destruir não só Xandar, mas galáxias, enquanto os guardiões terão que se unir cada vez mais e buscar forças suficientes para derrotar toda essa ameaça.



Bom, Guardiões da Galáxia é um filme excelente, ótimo de se assistir e com uma história poderosa. A Marvel, ultimamente, principalmente com Capitão América 2, revolucionou quase por completo sua produção e sua filosofia sobre como seria um bom filme de heróis, até mesmo porque é considerada por muitos, inclusive por mim, como o Pro Evolution Soccer do cinemas, enquanto a DC Comics é o Fifa. Com sua reinvenção e seus novos métodos de fazer arte, como no drama que os heróis vivem, as crises de identidade e a busca, cada vez maior, pela humanidade, seus filmes vêm numa crescente constante.
Guardiões, apesar de não seguir o lado dramático, pois TUDO, mas TUDO mesmo é levado na piada e na comédia, mesmo com momentos sérios e tensos, é um filme lindo, principalmente ao que diz relação aos personagens.



Drax com seu linguajar culto e esquisito, sua ignorância e seu modo de levar tudo a sério é bastante engraçado (praticamente eu ria muito toda vez que ele falava), Rocket Racoon, com sua postura de liderança e com seu jeito icônico e frenético, Groot, personagem fantástico e que enche os olhos de quem o vê, que transparece uma serenidade realmente fantástica e que tem uma relação quase familiar com o guaxinim, além de só falar "I Am Groot"... Todos se tornaram personagens inesquecíveis e que já nos deixa ansiosos para a próxima vez que eles tiverem de aparecer.
Com uma ambientação linda, como podemos ver na imagem acima, uma trilha sonora que segue bem o ritmo do filme, principalmente na parte de Cherry Bomb, de Joan Jett, quando eles fogem da prisão, e com confrontos bastante elaborados, o filme é uma excelente pedida para os fãs e até mesmo para quem não conhece os heróis, como eu não conhecia antes de assisti-lo.

Sem contar os vilões. Ronan, na moral, é muito massa e Thanos, jovens, Thanos... Apesar de uma curtíssima aparição, mostra como o vilão pode aparecer nos próximos filmes e só nos deixa mais ansiosos para que isso aconteça. Não digo que ele foi mal aproveitado em Guardiões da Galáxia, mas foi um excelente tira-gosto, ainda mais que as aparições de novos vilões, ainda mais renomados, sempre chamam atenção.
Nota 10 para o filme e para toda a produção. Demorei para vê-lo pelo mesmo motivo de Game of Thrones, porque detesto modinha. De qualquer jeito, os guardiões ganharam mais um fã e pretendo, com certeza, continuar acompanhando suas aventuras dentre os universos.
Para quem não viu, veja o trailer abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário