text-align: center;

sábado, 20 de setembro de 2014

[MINHA RESENHA] O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman

O Oceano no Fim do Caminho
Gaiman, Neil
Editora Intrínseca, 2013



O Oceano no Fim do Caminho foi tratado como um mega lançamento do premiadíssimo e internacionalmente conhecido criador de Sandman, o britânico Neil Gaiman, por se tratar de ser seu primeiro romance adulto desde 2005. O livro relata um drama fantástico, narrado pelo próprio protagonista (que não tem nome) 40 anos depois dos fatos mostrados na história principal. Foi lançado no Brasil em 2013 pela editora Intrínseca em uma edição com uma capa lindíssima, por sinal (foi um dos motivos para eu ter comprado) e, posteriormente, em 2014, pela editora Presença, em uma segunda edição, com uma redução no número de páginas.
O Oceano no Fim do Caminho é um livro com um alto nível de profundidade e reflexão, por isso foi indicado para maiores. A crítica do livro foi internacionalmente positiva, agradando, praticamente, a todos. Uma obra memorável que emocionará todos os públicos. A obra de Neil Gaiman conseguiu uma média de 81% de reconhecimento positivo agregando toda a opinião internacional. 

Um homem de 46 anos, com uma estrutura sólida na vida, uma família já consolidada, com filhos e mulher, volta para sua terra natal para um velório. Melancólico, decide escapar e dirigir sem rumo pelas estradas, sendo levado para onde viveu durante sua infância. Ao chegar lá, se lembra aos poucos da estrada, dos bosques, da casa, e de uma garotinha chamada Lettie Hempstock, que morava no final da estrada, mas sente que algo importante sempre está sendo esquecido. Decidido por lembrar um pouco mais, sua caminhada pelas trilhas de terra acabam levando o rapaz a uma fazenda.
Chegando lá, ele logo se recorda que ela pertencia à família Hempstock, mas não consegue relacioná-la com sua infância. O homem percebe que existe alguma presença na casa e vai atrás de saber quem está lá dentro, depois de tantos anos. Ele é surpreendido por uma senhora franzina e idosa, com um olhar cansado e frágil, e logo acredita que ela seja a velha senhora Hempstock, que o oferecera um copo de leite, uma vez, em seu passado. Os dois se sentam e começam a conversar e, deste modo, tudo começa a ficar mais claro na mente do homem, fazendo com que ele lembrasse de tudo da sua infância, principalmente do Oceano de Lettie Hempstock.


Sua lembrança e sua infância torna-se, em seguida, o plano de fundo do livro e, deste modo, a história é contada. Seu encontro com a velha senhora Hempstock é o prólogo, assim, dando início à maravilhosa história contada por Neil Gaiman.
O protagonista teve uma infância muito solitária, já que seus pais trabalhavam muito para manter a família e viviam em uma ruim situação financeira. Sozinho com a irmã, sem amigos de escola ou de vizinhança, o gartoto tem, nos livros, o seu consolo, e permanece a maior parte de seus dias lendo. Já dizia que os livros eram mais confiáveis do que pessoas e, mesmo assim, era um rapaz frustrado, pois acreditava que não era o tipo de filho que seu pai havia sonhado.
Certo dia, um minerador de opala atropelou seu gatinho após ter um problema no carro e se hospedou na casa do garoto por uns dias. Subitamente uma notícia chegou à família: o carro deles desapareceu, junto ao minerador de opala. A polícia logo identifica o paradeiro do furto e, ao chegarem ao local do carro, encontram o minerador morto. Apreensivo por seu filho, o pai do garoto pede para ele se afastar e, deste modo, uma estranha garotinha aparece, dizendo que cuidará do menino, levando-o a casa dela.
O que a pequena criança não contava era que a garotinha, conhecida como Lettie Hempstock, sua mãe Ginnie e a velha senhora Hempstock tinham hábitos bem diferentes e eram pessoas especiais, como nunca tinha visto em sua vida. Além disso, uma ameaça estava assolando a pequena cidade, uma ameaça ligada à morte do minerador de opala, em que uma criatura desconhecida estava dando dinheiro para todos os cidadãos.



Simultaneamente à isso, uma governanta misteriosa é contratada para cuidar do garoto e de sua irmã na ausência dos pais, Úrsula Monkton, que logo se torna uma ameaça para todos e não é o que diz ser. Úrsula é um ser antigo e poderoso, que ocupou a forma de uma mulher para se juntar aos humanos e, aos poucos, invadir a mente de cada um, a fim de tornar-se única e a criatura mais poderosa de todas. Com isso, o garoto, aterrorizado com a presença dessa criatura em sua casa, se une aos Hempstock para deter esta ameaça e evitar que sua cidade e, futuramente, o mundo, seja engolida pelo mal e pelas trevas.
O Oceano no Fim do Caminho é um livro lindo, extremamente inocente e simples, com uma filosofia bastante profunda e impactante. Costumo dizer que muda a vida de quem lê. Tratando de assuntos como a confiança, que sobrepõe o medo, como nos momentos nos quais o menino se aventura com Lettie e acaba vendo nela um suporte, uma base e uma amiga para protegê-la do mal que existe contra sua família.
Outro assunto muito abordado é a ganância e como o humano é frágil, facilmente comprado pelas riquezas ou pela sedução, deixando de lado seus valores morais e outras coisas talvez mais importantes, como a família e o amor. O livro é altamente encorajador e mágico, recheado de lições e de momentos emocionantes, com um ritmo maravilhoso e uma leitura mais do que agradável. Se sobressai em quase todos os aspectos e é uma obra, realmente, memorável.
Perdi as contas de quantas vezes já tive a oportunidade de ler O Oceano no Fim do Caminho e, cada vez que leio, sinto novas emoções e sinto que aprendo coisas que não absorvi anteriormente. À partir do ponto de vista de um menino de 7 anos, a dualidade criança x adulto é constantemente imposta e nós somos capazes de perceber o quanto perdemos de nossas infâncias e como elas deveriam ter sido preciosas para nós.


4 comentários:

  1. Eu adoro esse livro, comprei no lançamento e li em poucos dias, mas a história continuou comigo durante algumas semanas, ótima resenha
    Bjs Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fantástico! Recomendo para todas as pessoas! É inesquecível e já perdi as contas de quantas vezes o li. Um dos melhores da minha vida, com certeza ;)

      Excluir
  2. Este livro está figurando na lista dos livros que vou levar pra vida, obra do mestre.
    Boa resenha
    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Junto a O Apanhador no Campo de Centeio, são obras inesquecíveis!

      Excluir