text-align: center;

sábado, 6 de setembro de 2014

[MINHA RESENHA] The Walking Dead: A Queda do Governador (Parte 1) - Robert Kirkman & Jay Bonansinga

The Walking Dead: A Queda do Governador (Parte 1)
Kirkman, Robert & Bonansinga, Jay
Editora Galera Record, 2014



Dando continuação direta à A Ascensão do Governador e O Caminho Para Woodbury, a Editora Record, no começo de 2014, lançou A Queda do Governador, que originalmente era para ser em apenas um volume, mas foi dividido em duas partes. Escrito pelo pelo mesmo produtor da série e dos quadrinhos, Robert Kirkman, além de Jay Bonansinga, que deu todo o suporte necessário para a publicação destas obras, a saga de The Walking Dead logo tornou-se um sucesso de críticas com o lançamento de seu primeiro livro, que teve repercussão bastante positiva no mercado. Com isso, o gosto pela série foi criado, mas os fãs acabaram desapontados após o segundo livro, O Caminho Para Woodbury, que já não tem uma história tão firme, pesada e envolvente como A Ascensão, além de ter tirado o foco do personagem principal da saga, o Governador, trazendo personagens sem carisma e sem grandes contribuições para a narrativa, tornando-a forçada e meio que enchendo linguiça. Fora isso, o segundo livro trouxe um clima bem diferente do primeiro, fugindo do drama vivenciado pelo covarde Brian Blake, principalmente no modo como ele enfrentava a situação apocalíptica, e se dirigindo para a reflexão introspectiva dos novos personagens, trazendo questionamentos sem relação à situação na qual o mundo se encontrava e mascarando o plano de fundo principal.
Uma grande expectativa foi criada acerca da sequência de Caminho Para Woodbury, principalmente porque os fãs acreditavam piamente que suas críticas seriam escutadas e fariam com que Robert e Jay corrigissem os erros passados. Foi aí que eles decidiram apelar e trazer Michonne para a história.
Após os eventos vivenciados por Brian, Philip e Penny Blake após a catástrofe tomar conta de todo o planeta e trazer os mortos de volta, o mundo se configurou e novas estruturas sociais foram organizadas. Alguns buscam sobreviver sozinhos e mudando-se de noite em noite, enquanto outros buscam redesenhar comunidades e sobreviver se apoiando em outros com objetivos em comum. À partir disso, a briga por recursos limitados tornou-se mais intensa e, cada vez mais, os grupos humanos se confrontam e acabam se tornando uma das maiores ameaças, mesmo com o advento dos mordedores indesejados.
Com essa ideia, Brian Blake acaba se vendo num beco sem saída após entrar, sozinho, em uma cidade em ascensão e, assim, acaba buscando forças, até então escondidas, para dominá-la e tornar-se um símbolo de esperança e de liderança para o povo, adotando o nome de seu irmão, Philip, e se autoproclamando o Governador de Woodbury.
Com o tempo, o Governador foi solidificando a cidade e dando ao povo o conforto e a sobrevivência necessária para que sua liderança se tornasse incontestável e para que ninguém seja capaz de julgar seu posto de autoridade e domínio. O que ninguém sabia era que Brian, com toda essa benevolência para com a população, tinha uma mente psicopata e desestabilizada por trás, o que o fazia passar por cima de tudo e de todos que viessem a atrapalhar seus planos, como fez com Lilly Caul e os rebeldes que se voltaram contra ele.


Lilly Caul foi apresentada em O Caminho Para Woodbury e foi levada a cidade após ter seu acampamento tomado pelos zumbis. Lilly logo suspeitou que havia algo de errado com o Governador e que algo de muito podre acontecia por trás da cidade, o que a faz juntar-se a um grupo de rebeldes e se voltar contra Brian Blake. Após uma tentativa frustrada de capturar o Governador e levá-lo para os mortos, a garota e seus companheiros acabam presos e forçados a trabalhar, além de ficarem condenadas à Woodbury.
Com isso, a garota vê seu ódio pelo "ditador" crescer e, com isso, não desiste de ir embora de vez da cidade e abandonar tudo que deixou e que perdeu nela, apesar de Woodbury estar se mostrando ser o lugar mais seguro atualmente e onde possa existir a maior perspectiva de vida, mesmo se subjugando aos hábitos insanos do Governador.
Em A Queda do Governador (Parte 1), conhecemos uma Woodbury firme e fortificada, com um denso esquema de segurança e com novas políticas após as tentativas de ataques ao Governador em Caminho Para Woodbury. A população já se tornou conformista e passiva quanto às decisões de Brian e já percebeu que, por mais que ele seja um líder fanático, mantém a segurança e a paz naquele lugar, se sacrificando e exagerando, em vários momentos, para que isso possa ter acontecido.
Períodos de paz entre os humanos e zumbis se afirmam, principalmente por conta dos muros edificados ao redor da cidade, e os maiores conflitos tornam-se internos e entre os próprios humanos, principalmente após a chegada de visitantes muito conhecidos pelos fãs da série: Rick Grimes, Glenn e Michonne, que terão participação importantíssima nesta obra. O que o Governador não sabe é que, com o caos humano se instalando nos escombros de sua cidade, até sua própria pele está em jogo e ele enfrentará coisas tão grandes que nunca imaginou que pudesse acontecer.
Michonne... Cara, que personagem fantástica!!! A Queda do Governador (Parte 1) ainda preserva o mesmo estilo de seu antecessor e foca MUITO no modo como a chata e sem graça, Lilly Caul, está enfrentando sua permanência em Woodbury. Funcionando no mesmo esquema, o livro divide-se, basicamente, em duas partes: Lilly e o Governador. Lilly continua a mesma sem carisma, apesar de tudo que sofreu, e se responsabiliza por momento extremamente entediantes na obra. Mas a parte do Governador... Ainda mais quando Michonne aparece... Não vou dar spoilers, apenas digo que, realmente, é muito bom, intenso e cruel!!
O império de Brian Blake neste último livro, entra, literalmente, em seus momentos finais e, quem sofreu nas mãos dele, encontra, aos poucos, oportunidades para revidar e fazê-lo passar por um sofrimento inimaginável!
Em outubro, teremos a continuação e o encerramento da série, com o lançamento do livro final, A Queda do Governador (Parte 2), e veremos como se dará o fim de um dos personagens mais amados/odiados e controversos das TVs, HQs e dos livros.

2 comentários:

  1. Nossa, eu preciso continuar com a série. Parei no primeiro volume e agora que vai acabar vou ter de continuar

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Seria bem melhor se tivesse um foco completo no Governador, mas a gente tem que entender que o mundo é bem maior que isso hehehe Pois é, vai encerrar em outubro, mas acredito mesmo que o destaque vai ser somente pro primeiro livro...

    ResponderExcluir