text-align: center;

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

[CONHECENDO A SÉRIE] Danganronpa: The Animation

Danganronpa: The Animation, é uma série animada japonesa baseada no jogo de videogame homônimo, produzida pela Geneon Univesal Entertainment, Funimation Entertainment, Mainichi Broadcast, Lerche e Showgate, lançada originalmente em 13 episódios, durante os meses de Julho e Setembro de 2013. O anime tem um forte caráter psicológico e investigativo, com uns toques de drama e suspense moderado, além de trazer uma comédia, às vezes, desnecessária e fora de contexto. Conta com uma violência moderada e, até mesmo, censurada, já que contém muito sangue, mas o mesmo possui uma coloração rosada, não vermelha, para reduzir o impacto aos telespectadores.


Foi recomendado para maiores de 17 anos por conta de seu teor psicológico e maduro, sem contar os diversos e constantes momentos que requerem do telespectador um raciocínio maduro e lógico, proveniente das investigações ocorridas durante os episódios. Danganronpa não foi muito aclamado pelo público e nem pelos fãs do jogo, sofrendo duras críticas sobre sua fuga da história original e sobre o modo como foi empurrado, com os fatos acontecendo rápido demais e sem nenhuma explicação. Ainda acredito que isso foi obra de mega haters pois, apesar de eu nem sequer conhecer jogo ou nada sobre o anime, assisti e achei bastante envolvente e inteligente, sem necessidade dessas críticas exageradas.
Quinze jovens de elite e com características de destaque são selecionados para ingressar e fazer parte de uma escola altamente conceituada e renomada, que só aceita os "super estudantes" (os melhores dos melhores) no Japão, a Hope´s Peak Academy. Ladrões, atletas, investigadores, superstars e até mesmo uma genocida são convidados a fazer parte da academia. Com tudo isso, acabamos conhecendo o jovem Makoto Naegi, um garoto comum que logo se surpreende ao ser chamado, pois acredita que não tenha nenhuma característica que o destaque na frente de tantos outros.

Entrando em Hope´s Peak, Naegi se surpreende também com a beleza e com o tamanho da escola, tendo infinitos corredores, salas e andares. Mas, apesar do susto inicial, algo mais intrigante começa a passar pela cabeça do garoto e o torna, inicialmente, desconfiado de toda a situação. Onde estaria todo mundo? Por que tudo estava tão vazio e nenhum barulho era escutado vindo de qualquer lugar? Até que, ao andar pelas salas e conhecer um pouco mais do andar inicial da escola, um som estranho sai das caixas de som e, com ele, uma convocação. Naegi e os outros estudantes são convocados a comparecer ao auditório principal e se reunir para escutar o pronunciamento e as primeiras palavras do diretor.
Sem saber o que está acontecendo, o menino se dirige ao auditório e, chegando lá, se depara com outros 14 estudantes que também estão se perguntando qual o significado de tudo aquilo. Os jovens se conhecem durante o tempo antes do pronunciamento quando, finalmente, o diretor dá as caras e surpreende todos que estão naquela sala.


Um urso de pelúcia, aparentemente, aparece do nada num palanque e começa a ditar regras para os novos estudantes da escola. Se autoproclamando diretor de Hope´s Peak, o urso conhecido como Monokuma logo se mostra uma sádica e misteriosa e misteriosa figura que irá transformar e destruir a vida de todos que estão na escola com ele. Sua ideia é criar o desespero em todos e, deste modo, anuncia que a única maneira deles escaparem de sua nova prisão é se, sem ninguém notar ou descobrir, eles assassinarem algum dos outros estudantes. Com isso, o diretor encerra seu pronunciamento e dá todo o conforto necessário aos estudantes, além de tempo e armas para decidirem quais serão seus passos e refletirem sobre as consequências de suas escolhas.
O desafio proposto pelo urso funciona deste modo: será libertado quem conseguir assassinar outrem e conseguir passar despercebido diante do julgamento que será feito logo após o cadáver ser encontrado por três pessoas. Se alguém acusar outro erradamente, todos serão punidos com a morte e, somente o que matou será libertado. Caso o acusado tenha sido realmente quem cometeu o crime, somente ele será punido com a morte.
A cada assassinato, partes da escola vão sendo liberadas, ampliando a gama de possibilidades para os alunos cometerem os homicídios. Enquanto isso, Naegi decide se juntar a um pequeno grupo de estudantes para que os segredos de Hope´s Peak seja descoberto e eles possam escapar com vida da tortura que estão presenciando. Ao mesmo tempo, ninguém deve confiar em ninguém e medidas desesperadas serão tomadas por conta do medo da morte e da tensão a qual os "super estudantes" foram submetidos por Monokuma, criando um verdadeiro jogo de vida ou morte.
O urso propõe um desafio para os seus novos alunos, que funciona deste modo: será libertado quem conseguir assassinar outrem e conseguir passar despercebido diante do julgamento que será feito logo após o cadáver ser encontrado por três pessoas. Se alguém acusar outro erradamente, todos serão punidos com a morte e, somente o que matou será libertado. Caso o acusado tenha sido realmente quem cometeu o crime, somente ele será punido com a morte.

Danganronpa mostra-se uma série de excelente qualidade, principalmente no que diz respeito à qualidade gráfica, variando entre a qualidade de animação padrão e, em outros momentos, exibindo cenas em formando cell-shade de EXCELENTE desempenho, como mostrado no .gif ao lado, mesclando o mundo das séries japonesas com as CGs conhecidas de jogos de produtoras do Japão, sem contar que, o desenvolvedor do anime, Seiji Kishi, foi o responsável pela migração do game Persona 2 para os animes, então já tem uma experiência com o gênero.
Indo bem além da qualidade gráfica, apesar de Danganronpa trazer um ciclo de ações, já que se trata de rotineiras investigações sobre os assassinatos, todas elas são bastante inteligentes e bem desenvolvidas, exigindo um bom raciocínio e concentração para que nenhum detalhe seja deixado para trás. Com isso, a personalidade dos estudantes vai se mostrando, principalmente a do inicialmente medroso e tímido, Naegi, que torna-se extremamente perspicaz e atento durante os eventos.
Apesar de não ter uma história fantástica, contém muitas surpresas e, com certeza, é capaz de nos prender do início ao fim. Sem exageros, sem eventos desnecessários (excetuando a comédia chata) e sem apelações, Danganronpa é bastante desconhecido e injustamente pouco falado pelos admiradores dos desenhos orientais.
Confira o trailer logo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário