text-align: center;

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

[MINHA RESENHA] Eu e Você - Niccolò Ammaniti

Eu e Você
Ammaniti, Niccolò
Editora Bertrand Brasil, 2013



Eu e Você é uma curtíssima obra dramática escrita pelo italiano vencedor do Prêmio Strega em 2007, Niccolò Ammaniti. O livro foi lançado em uma primeira edição no ano de 2010, fora do Brasil, e somente em 2012 foi traduzido e publicado pela Bertrand Brasil. Também em 2012, o livro foi adaptado para as telonas (se é que tem como ser "adaptado" mesmo, já que é muito curto), dirigido por Bernardo Bertolucci (trailer no final da matéria).
Eu e Você, para mim, foi um dos maiores trolls de 2014, já que li acreditando ser uma história de amor, romance, ou algo do gênero, por sua capa extremamente sugestiva. Além disso, não costumo ler sinopses antes de ler algum livro, então aí é que minha surpresa foi maior ainda. Tem nada a ver com história de amor, absolutamente NADA! Não tem beijos, gente se pegando, melosidades e clichês pra lá e pra cá, ou aqueles dramas chatos quando o casal se separa e fica refletindo sobre a vida. Não tem nada disso mesmo.
Há pouco o que falar do livro. É uma historinha bem simples, rápida, sem muitas lições ou reflexões e que, particularmente, não pude tirar muita coisa que possa ser levada para minha vida. Vou ser o mais breve possível.
O protagonista é o jovem italiano de 14 anos, Lorenzo, um menino excêntrico com sérios problemas para se socializar com seus colegas de escola. Vindo de uma família rica, sempre teve tudo do bom e do melhor, mas sua personalidade foi o que, com o passar dos anos, mas veio incomodando seus pais. Lorenzo era um menino sem amigos, que buscava alternativas para fazer parte dos centros sociais, mas que nunca as encontrava, pois seu ego e sua repulsa pelas pessoas falava mais alto. 
Seus pais torciam para que seu filho encontrasse amigos e pudesse ser capaz de ter uma amizade real e duradoura, que fosse capaz de se divertir com eles fora de casa, que tivesse alguém, fora a família, que se preocupasse com o menino e ligasse à noite para saber como ele estava. Com o tempo, vendo que Lorenzo já não tinha mais solução e que estava cada vez mais distante de algum tipo de convívio, decidiram colocá-lo em um psiquiatra para tentar descobrir o porquê de todas suas atitudes.
Certo dia, na escola, Lorenzo escuta uma conversa entre um grupo de colegas e descobre que combinaram de passar o feriado da Semana Branca (semana sem aulas) em Cortina. Meticuloso, já armando um plano, chega em casa e logo informa à sua mãe que fez amigos e que partirá em viagem com eles. O que sua mãe não sabia é que essa viagem era uma farsa e que seria apenas um argumento para que ela acreditasse que Lorenzo estava longe quando, na verdade, ele estaria em sua própria casa, no porão, sozinho e longe de todas as pessoas que detesta, aproveitando a semana sem escola, sem que ninguém desconfie.
O que Lorenzo não contava era que teria, em breve, uma visita inesperada de sua meio-irmã, Olivia, e isso transformaria toda a paz de seu feriado e colocaria sérios riscos em seu plano de se esconder de tudo e de todos, além de mostrar ao garoto a verdadeira realidade da vida fora das quatro paredes.
Eu e Você aparenta ser uma história bem infantil. Apesar de divertida, até que é bem madura e forte. Infelizmente, não é tão capaz de criar laços entre o leitor e o personagem, tornando-a chata em muitos momentos e cansativa (e olha que o livro é curto). Nem a ideia de "o livro tá já acabando" salva. Entediante em muitos momentos, pois conta só a desventura de um menino dentro de um porão, jogando videogame, dormindo e comendo, não traz nada de novo. Apesar dos pontos negativos, é impossível não comentar que é bem escrita e recheada de cenários bonitos durante os momentos fora do porão.
Lorenzo realmente é um menino estranho. Sua personalidade é forte e fria, como se fosse a de alguém que está sempre conspirando. Ele simplesmente se fecha do mundo e não consegue aceitar as coisas lá fora, o modo das pessoas, o caos e às situações (boas ou ruins) que nos metemos quando entramos em relações com pessoas. Sua rejeição à amizade e aos laços é notável e está sempre presente no garoto, mesmo quando está com Olivia. No começo, os eventos que se sucedem com o garoto são até divertidos, mas são breves, então não é capaz de prender.
Enfim, não foi um livro que vou lembrar e nem que mexeu comigo, então não leria de novo. É difícil recomendar para alguém, pois não encontro nada que possa contar e chamar a atenção de vocês. Mas tem muita gente que gostou e que até se emocionou com o final do livro, que também achei bem bonito e sensível, então acho que pode ter uma chance com vocês. Outra coisa que é só pra encher linguiça mesmo mas, pra quem já leu muito neste ano e tá a procura de algo novo, leia Eu e Você. Se não gostar, o livro foi curtinho e a leitura foi rápida, então não foi perdido muito tempo nele.
E não, não é um livro de amor.




Um comentário:

  1. valeu eu que não vou ler quero e romance que saco pensei que ia ser um proibido

    ResponderExcluir