text-align: center;

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

[MINHA RESENHA] As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky

As Vantagens de Ser Invisível
Chbosky, Stephen
Editora Rocco, 2012



As Vantagens de Ser Invisível é uma obra infanto-juvenil, sem um gênero específico por causa de sua imensa variedade temática e pela enorme capacidade do escritor norte-americano, Stephen Chbosky, de conseguir juntar drama, comédia e romance em um único enredo de forma primorosa. O livro foi lançado, inicialmente, em 2007 pelo selo Rocco de Jovens Leitores e apenas em 2012 sofreu uma reedição por causa do lançamento do filme homônimo e fez parte do selo oficial da Editora Rocco, voltado para o público em geral.
Durante a leitura, teci intensas críticas sobre a classificação infanto-juvenil que a obra recebeu por parte dos grandes órgãos literários e confesso que uma dúvida se instalou em mim. Basicamente, pela minha opinião, essa classificação acabou sendo responsável por distanciar As Vantagens de Ser Invisível de um público maior e a obra obteve destaque infinitamente superior na área dos adolescentes. Em minha visão, foi uma enorme falha, pois o livro tem uma mensagem altamente madura e não-selecionada para um público específico. Em alguns momentos, percebo que vários fatos não são voltados para um público mais jovem, já que tratam de temas mais adultos e maduros que serão descobertos pelas pessoas no passar das fases da vida. Para a felicidade de Stephen Chbosky, o mundo está cada vez mais precoce (não entenda por "mais maduro") e sua obra acabou tornando-se fenômeno internacional entre os jovens, ganhando um merecidíssimo reconhecimento, por ser uma história incrivelmente bem contada e simples.
As Vantagens de Ser Invisível foi tão controverso e polêmico, que foi banido de várias escolas, pra você ver, mais uma vez, como foi classificado precipitadamente. Tratando de temas como a sexualidade, drogas, mentiras e traições e das descobertas adolescentes, mas de uma forma jovem e, por conta da personalidade do protagonista, inocente, o livro claramente trata das experiências vivenciadas por alguém de verdade, o que tudo indica ser o autor, Stephen Chbosky.
A obra recebeu uma adaptação cinematográfica, como podemos ver na capa do livro, e foi tão bem recebida pelo público quanto a história do livro.
A história é narrada pelo adolescente que se identifica apenas como Charlie, que escreve cartas a algum amigo imaginário contando tudo que acontece em sua vida. Por não saber em quem confiar e ser um adolescente extremamente introvertido, acredita que somente com as cartas encontrará o apoio necessário para superar um dos momentos mais tristes de dua vida: a morte de seu único amigo, Michael, alguns meses atrás. Charlie se muda para uma nova escola para conhecer novos amigos e tentar superar o passado trágico e, deste modo, tenta seguir sua vida.
Charlie, apesar de ser um rapaz muito inteligente e que lia em excesso, além de escrever e de se pronunciar muito bem, sempre foi muito curioso e questionador e entendia pouco sobre a vida. Inocente e excluído da sociedade por opção, não buscava fazer amizades, pensava muito e agia pouco, e contava com poucas pessoas para ficarem ao seu lado. Tinha um irmão que idolatrava, mas que vivia longe por causa da faculdade. Tinha uma irmã que era linda, popular e muito saliente com os rapazinhos, e rejeitava qualquer amizade com o pobre rapaz, por pensar que ele só se intrometia nos assuntos pessoais dela. Charlie era um rapaz solitário.
Certo dia, já estudando em seu novo colégio, conheceu dois irmãos mais velhos que ele e, no mínimo, peculiares. Patrick e Sam, na verdade, eram meio-irmãos e estavam sempre juntos se divertindo e curtindo a vida. Eram bastante extrovertidos e populares e, para o susto de Charlie, logo se afeiçoaram e mostraram todo um carisma para com o inocente adolescente.


Charlie acaba se aproximando dos dois e constrói uma amizade pura e verdadeira. Ele se mostra como um menino extremamente confiável, humilde e sincero e rapidamente conquista todos que passam a rodeá-lo. Através de suas novas amizades, principalmente dos meio-irmãos, sua vida toma um rumo totalmente novo e Charlie começa a descobrir o que significa viver de verdade e quanta coisa existia no mundo que ele não sabia.
Tentando superar sua exclusão social, a solidão e o suicído de seu amigo Michael, Charlie entra por inteiro no novo mundo apresentado por seus companheiros e, deste modo, descobre o que é o amor puro e verdadeiro, quando sente novas emoções por Sam. O rapaz, em meio a um universo louco e efêmero, se encontra em meio à perdição e, assim, sente coisas que nunca imaginou que seria capaz de sentir.
Buscando nas drogas, na descoberta da sexualidade e, principalmente, na amizade, formas para esquecer e superar seu passado escuro e trágico, novos conceitos são instalados na mente de Charlie e, assim, tudo fica mais claro em sua cabeça, o que torna as coisas mais compreensivas e torna o rapaz um ser mais maduro e mais humano.
O livro logo se mostra muito simples e dinâmico, acredito que pelo narrador ser uma pessoa comum, como nós: cheio de dúvidas e perguntas não respondidas. A obra funciona através de cartas escritas a um amigo imaginário e percebemos que o amigo imaginário é eu, você... É o leitor. Charlie está conversando conosco e deseja, tal como ele, que passemos por cada experiência que o fez crescer e torná-lo mais humano.
As Vantagens de Ser Invisível realmente é uma obra que dispensa comentários. Um livro completo, sem apelações dramáticas ou românticas, divertidíssimo e com uma fluidez mágica, foi escrito na medida certa e com todos os ingredientes que o leitor moderno procura na atual literatura. As Vantagens de Ser Invisível é responsável por nos responder várias de nossas dúvidas durante nosso processo de crescimento e amadurecimento, tais como sobre as escolhas, os conceitos e ideais humanos e a busca por tornar-se alguém mais completo e mais preparado para as tantas dificuldades que o mundo nos oferece.
Charlie enfrenta um ciclo durante toda a obra. Perdido após a morte de seu único amigo, se encontra em meio a um universo inconsequente e, onde era para o rapaz estar totalmente sem rumo, acaba sendo onde ele encontra todas as respostas que sempre procurou em sua vida.
O livro faz lindas referências, principalmente poéticas, e é dono de uma profundidade incomparável. Como Charlie, acredito que só posso me sentir atraído por algo se essa coisa me fizer pensar diferente ou me fizer ser uma pessoa diferente, e foi exatamente assim que me senti ao terminar essa leitura em apenas 3 horas. Realmente não conseguia parar e me trouxe uma enorme ressaca literária.
As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky é uma leitura obrigatória, mas não para todas as idades. Uma obra bastante madura e com uma enorme carga ética e moral, nunca será esquecida por quem ler com os olhos e assimilar com o coração.
Em 2012, um filme homônimo, baseado no livro, foi lançado e fez um sucesso quase comparado ao livro. O longa foi protagonizado por Logan Lerman (Percy Jackson), Emma Watson (Harry Potter) e Ezra Miller (Precisamos Falar Sobre o Kevin). Veja o trailer abaixo.






4 comentários:

  1. Olá!
    Adorei sua resenha!
    Então, sempre tive vontade de ler esse livro, mas nunca li, devido a sua classificação. Não sou chegado a livros adolescentes, mas acabei percebendo, conforme ouvia pessoas falarem dele, que o livro, talvez, não fosse tão juvenil assim.
    Agora, tenho certeza! Vou dar uma oportunidade ao livro!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela opinião! E garanto que não vai se arrepender em dar esta oportunidade, pois realmente é um livro único que compensa em cada página! Até mais! :)

      Excluir
  2. Nossa, que resenha incrível...esse é meu livro preferido, a complexidade da personagem central é fantástica, todo o drama que a envolve e a incessante busca em transpassar seus conflitos amparando-se em amizades verdadeiras faz com que Charlie seja apaixonante, ao mesmo tempo na qual quer mergulhar em novas experiências de modo a esquecer a terrível morte do seu único amigo ele acaba por despertar lembranças traumáticas da infância.
    Nunca tive coragem de fazer uma resenha sobre a obra, por se tratar de uma a qual estimo muito. Adorei a forma como você relatou sua experiência, posso dizer que foi uma das mais lindas que já li.


    Parabéns, seguindo desde já ;)

    Beijokas da Quel ¬¬
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Raquel, realmente fiquei bem lisonjeado com seu elogio :)
      Realmente é uma história linda, singular e completa que nos torna muito próximos ao que está acontecendo com Charlie. Lembrarei para sempre de As Vantagens de Ser Invisível ;)
      Beijos!

      Excluir