text-align: center;

sábado, 29 de novembro de 2014

[DIA DE FILME] A Esperança - Parte I

A Esperança - Parte 1 (2014)



Gênero: Aventura/Drama
Data de lançamento: 10 de Novembro de 2014 (Inglaterra)
Tempo: 123 minutos
Direção: Francis Lawrence
Escrito por: Peter Craig, Danny Strong
Estrelado por: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth





A Esperança é o terceiro filme da saga de Katniss Everdeen contra o "absolutismo" da Capital de Panem, que se deu início em Jogos Vorazes. O longa é adaptado do também terceiro livro da saga homônima, escrita por Suzanne Collins e que logo se tornaria um dos maiores sucessos literários contemporâneos entre os jovens leitores. Jogos Vorazes já é uma das sagas distópicas mais lidas e comentadas da última década e, cada vez mais, conquista um público maior e, até mesmo, mais maduro.
Por conta de sua história diferente, de seu ideal inovador e de seu caráter moral e social, a obra já é referência e fonte de inspiração para várias outras sagas e volumes únicos que são escritos pelo planeta e é uma forte agregadora de ideias e de atrativos. Jogos Vorazes, apesar de ser extremamente semelhante ao conteúdo inserido na obra Battle Royale, não perde em nada sua essência original e já alcançou números incríveis de vendas, sendo posto como um dos livros mais vendidos da história.
A ansiedade dos fãs e sua expectativa para A Esperança, logicamente, só poderiam estar em alta, tanto por conta do sucesso que a série de livros vem fazendo e conquistando, quanto por conta de seu filme antecessor, Em Chamas, que agradou grande parte do público e que deveria ter, em seu próximo filme, suas lacunas preenchidas e boa parte dos mistérios resolvidos, principalmente para quem não chegou a ler nada sobre.
Posso afirmar, por grande parte dos que já assistiram, que A Esperança não desaponta e chega a ser muito melhor que o segundo filme, então realmente é bom. Acredito que agrade até mesmo aos que não conhecem ou não gostam do gênero, pois chega a ser bem completo, equilibrando quase perfeitamente os momentos de ação, tensão e de drama. Sem diálogos chatos ou desnecessários, é feito na medida e, apesar de não ser um filme maravilhoso que nos deixe de boca aberta, é um que vale à pena ser visto no cinema.
Katniss Everdeen conseguiu sobreviver ao último evento dos Jogos Vorazes, que reunia os maiores vencedores das edições anteriores dos distritos, conhecido como o Massacre Quaternário. Em contrapartida, enquanto o jogo doentio do Presidente Snow teve seu fim após a destruição do campo de força ambiente, o Distrito 12, de Katniss e sua família, foi completamente bombardeado e destruído e tornou-se um túmulo para centenas de cidadãos inocentes e de bem que ali habitavam.
A Garota Em Chamas foi resgatada, juntamente com Finnick e outros, por insurgentes que reergueram o abandonado distrito 13 e, deste modo, juntamente com a adição de membros tão especiais em sua equipe, começam a organizar planos e estratégias para destruir de vez A Capital e seu presidente, Snow.



Katniss, abalada e quase completamente traumatizada por conta da destruição de seu distrito e, principalmente, por ter perdido seu amado companheiro de Jogos, Peeta Mellark, para o Presidente Snow, como refém, encontra dificuldades para se adaptar ao caos instaurado pelas forças da capital e, deste modo, é ajudada por Plutarch e pela presidente do Distrito 13, Alma Coin, para voltar a tornar-se um símbolo para Panem e a força de esperança que o tordo foi capaz de trazer à todas as regiões.
O novo símbolo do Distrito 13 logo se articula, juntamente aos membros do local e amigos, como Finnick e Gale, para acabar de vez com o domínio da Capital e salvar as classes que sofrem opressão violência diante o controle de Snow. Deste modo, todos acabam se tornando um só e, à medida que a figura do tordo vai ganhando novamente sua força e expressão, e a medida que Katniss vai agindo nos outros distritos e trazendo esperança ao povo, as forças da Capital se veem cada vez mais ameaçadas e dispostas a tomar medidas selvagens e desesperadas para contrariar de uma vez por toda as insurgências rebeldes.



Com tudo acontecendo e a guerra contra a Capital tornando-se cada vez mais concreta, a Garota Em Chamas logo se vê em um dilema, principalmente quando influenciada pelos discursos de cessar fogo que Peeta Mellark grava para o Presidente Snow, e a jovem começa a se questionar se a guerra é necessária ou se manter a Capital é a única solução plausível para que todos os distritos e Panem continuem funcionando adequadamente e de uma maneira única, mesmo que em favor dos ideais colonizadores de Snow.
Tive a oportunidade de ler todos os livros da série e, crítico ou não, apenas Em Chamas me agradou. Jogos Vorazes é muito instável, enquanto A Esperança não conseguiu transmitir, para mim, o drama que toda a situação deveria, em tese, propôr, e acabou virando uma obra monótona e cansativa. Com relação aos filmes, afirmo, sem sombra de dúvidas, que o primeiro foi uma verdadeira porcaria e foi MUITO censurado, o que já sou contra. O filme é muito chato e sem sal, além de não engrenar em parte nenhuma, praticamente. Talvez só a morte de Rue e/ou o começo dos Jogos prestem, mas de resto... dispensável!


Muito diferente de Em Chamas, que é um filme bastante envolvente, fluido e cheio de emoção. O Massacre Quaternário é muito tenso e bastante fiel a o que foi contado na obra de Suzanne Collins, agradando quase todos os espectadores. Infinitamente melhor que seu antecessor e que realmente merece ser aplaudido.
Para meu devaneio, não esperava, principalmente por conta dos livros, que A Esperança pudesse ser até melhor que o anterior. Mesmo com muito discurso, diálogo e, como alguns chamam, enrolação, a construção e desconstrução do clima é constante e as coisas acontecem de um modo que não esperamos, pois podemos ser surpreendidos a qualquer momento. Está tudo tranquilo, então começa uma transmissão tensa da Capital, um ataque surpresa, uma reviravolta fantástica, uma situação forte e dramática... Realmente é bastante dinâmico, mesmo para quem já conhecia a história através da leitura da obra.
Os momentos de ação são bem movimentados, principalmente quando o grupo de Cressida e Boggs invade a Capital, tudo com um visual muito bonito e com um clima de suspense muito real, que pode ser sentido por quem assiste. As revoltas nos distritos também são um chamativo à parte, seguindo a linha que foi mostrada em Em Chamas, e são emocionantes, principalmente por causa do sofrimento exposto e da esperança que Katniss conseguiu trazer ao povo, após surgir viva do Massacre.
Infelizmente, comparando aos outros filmes de Jennifer Lawrence e da saga de Jogos Vorazes, principalmente, sua atuação é muito abaixo da média e, em muitos momentos de emoção (ou que deveriam ser), não existe quase nenhuma , pois a atriz se retrai e se esconde muito. Ponto negativo para sua atuação sem sal e fraca, que foi responsável por comprometer parte do drama que o filme estava a propôr.
Mas po***! A Katniss inventa de cantar uma música chata pra cac*** que fica na cabeça! A tal da Hanging Tree, uma música que é gravada e transmitida para os distritos durante a "Guerra Fria" contra a Capital torna-se um hino pra galera e é um coral de umas 2000 pessoas que fica cantando aquela música chata!! Achei muito desnecessário e ridículo a apelação desse som, e ainda fiquei mais indignado quando soube que virou hit das rádios nacionais!! Meu Deus!! HIT DAS RÁDIOS NACIONAIS!!! Eu ia colocar o vídeo aqui, mas fiquei p*** depois de lembrar dessa informação e não vou colocar mais.


Mas, como sou legal, vou deixar aqui a letra da música ridícula e depressiva pra vocês cantarem junto à rádio. Mas não façam isso, pufa vô. Não me envergonhem...
Por isso que, cada vez mais, estou odiando os fãs chatos e exagerados dessas sagas populares e do tal de Culpa das Estrelas, que chamam de ACEDE (ACEDE meuzo**). Uma vez chegaram em mim perguntando de quem eu era filho: se do Netuno, do Plutão, do Saturno, do Poseidon, da Lua, de Krypton, do Batman... Para com isso!!!!! Respondi que sou filho do meu pai, lógico. A que lugar chegamos... em pleno século 21 e ficam perguntando se sou Filho de Zeus... Outros me perguntaram de qual facção eu era, se da tal de Abnegação, Amizade, Audácia... minha nossa... E eu apenas respondi que eu sou da facção que tá toda sexta ou sábado numa mesa de bar.
Aviso a todos, principalmente pros "tributos" que colocaram essa musiquinha aí pra HIT DA RÁDIO: se você é fã dessas sagas populares; é cabeça dura e só fala de sua saga; não conhece nenhuma outra ou apenas é fã porque todo mundo é; não entende que ninguém é obrigado a ser tão doente pela sua saga quanto você é, fica longe de mim, pufa vô. Isso é chato pra cara***. Mas se quiser conversar sobre Senhor dos Anéis ou sobre Crônicas de Gelo e Fogo, venhak venha, que a gente se entende.
Enfim, saí do tema, mas passei a mensagem que queria. A Esperança é um filme muito bom, apesar de Messala, Pollux e Castor não serem parecidos com quem imaginamos nos livros, e chega a ser bem melhor que Em Chamas, que foi muito elogiado. Finnick, apesar de discreto e traumatizado, continua um dos melhores personagens e terá sua principal participação no próximo e último filme da saga original, então já estou em clima de despedida.
O filme surpreende até quem já pôde ler e é uma boa pedida mesmo para quem não conhece a saga ou não gosta do gênero. Jogos Vorazes se mostrou ser uma ótima distopia social, apesar de seus altos e baixos e suas instabilidades, mas, por conta de seus altos realmente altos, chegou a uma popularidade magnífica e será lembrado por muitos por muitos anos ainda.




Nenhum comentário:

Postar um comentário