text-align: center;

domingo, 19 de outubro de 2014

[DIA DE FILME] Annabelle

Annabelle (2014)



Gênero: Terror
Data de lançamento: 29 de Setembro de 2014 (EUA)
Tempo: 99 minutos
Direção: John R. Leonetti
Escrito por: Gary Dauberman
Estrelado por: Ward Horton, Annabelle Wallis, Alfre Woodard






Annabelle é um filme hard de terror (bastante hard, pelo menos para mim), que foi retratado como um spin-off de Invocação do Mal (2013), considerado um dos filmes de terror mais assustadores e mais bem recebidos da história (apesar de não ter me dado nenhum susto, praticamente), contando a história da boneca encapetada que foi enclausurada no quarto de artefatos do investigador paranormal Ed Warren e que aparenta ter uma história cruel e demoníaca, infelizmente pouquíssimo aprofundada no filme de 2013. Com isso, um grande interesse por parte dos fãs acabou sendo gerado e, depois de muitos pedidos, o diretor John Leonetti (Sobrenatural, Invocação do Mal), juntamente ao roteirista Gary Dauberman (Premonição 5, A Hora do Pesadelo), decidiu realizar o "sonho" doentio dos telespectadores. E eis o resultado.
Annabelle, após chamar a atenção em Invocação do Mal, causou enorme êxtase após ser anunciado e, principalmente, após ter seus trailers divulgados. O filme já se mostraria extremamente tenso e assustador e, deste modo, quando foi lançado, trouxe em massa os admiradores de um bom terror, que já esperavam por algum lançamento digno do pagamento de uma entrada ao cinema.
Bom, pra ter ideia do tamanho da expectativa que existia para com o filme, eu, o maior mijão do nordeste, decidi enfrentar o mundo e o cosmos do universo para poder assistir ao filme. Fui já me tremendo, com medo só da cara da boneca encapetada, e tive uma das experiências mais traumáticas da minha vida. Contarei logo em detalhes e já adianto que não consegui assisti Annabelle por inteiro (como sempre) e que não pretendo voltar tão cedo a uma sala de cinema para assistir algo do gênero. 
Em 1967, o casal Mia e John estão esperando ansiosamente a vinda de seu primeiro filho. Já na expectativa, Mia decide arrumar todo o cenário para preencher a infância do tão aguardado bebê e, deste modo, acaba recebendo uma boneca de seu marido, que logo a conquista e passa a ocupar um local de destaque na coleção de bonecas da mulher. Tudo pronto para a chegada do mais novo membro da família, até que, em uma noite inesperada, a residência do casal é invadida por um casal jovem após eles terem cometido um assassinato nas proximidades, e a moça estranha, misteriosamente segurando a nova boneca de Mia, tenta matar a grávida.
Exatamente na hora em que a tragédia se consumaria, John chega com um policial e conseguem matar o acompanhante da assassina. Logo depois, encontram a jovem morta, segurando a boneca e com seu sangue escorrendo por ela, além de ter gravado um estranho símbolo na parede. Assustada com tudo e traumatizada pela própria figura da boneca, Mia decide se livrar dela e manda seu marido John dar um fim na boneca. Além disso, decidem se mudar para esquecer tudo que houve naquela casa e para poder oferecer um futuro mais seguro e mais pacífico para seu bebê que está para nascer.



O que o casal John e Mia não contavam era que o jovem casal que invadiu sua antiga casa e tentou matá-los fazia parte de uma antiga seita demoníaca e que, através de sangue e sacrifício, instalou um espírito diabólico e maligno da boneca, que atormentará o azarado casal pelo resto de suas vidas e tornará suas vidas e da bebê que nascerá, um verdadeiro inferno.
A partir disso, estranhos eventos sobrenaturais começam a acontecer frequentemente na residência dos Form, todos envolvendo a misteriosa e assustadora boneca Annabelle, e colocará a vida de todos ali em um risco inesperado.
Annabelle tem de tudo para ser mais um filme clichê, com uma história boba e superficial, com personagens estúpidos e sem surpresas, como se apresentaram grande parte dos suspenses da década. Felizmente, não é o que acontece e, por mais que não nos identifiquemos com os personagens humanos, nos identificamos com a boneca do capeta.


TODAS as horas que a boneca aparece são tensas e ficamos o tempo todo esperando que ela vá fazer algo e que uma coisa MUITO cruel vá acontecer. Além dessas ansiedades constantes, Annabelle tem um visual muito macabro e realmente é impossível entender o motivo de Mia Form guardar em sua coleção e expor para todos uma criatura tão feia e assustadora como a dita cuja. Fora isso, Annabelle é acompanhada por uma presença espiritual tão assustadora quanto ela e responsável pelos maiores sustos do filme e, consequentemente, um dos maiores sustos da minha vida.
Senti muita pena do casal que sofria na mão da boneca do capeta. John é um cara muito gente boa que não merecia ter passado por essa situação traumática, enquanto a pobrezinha da Mia, grávida e, posteriormente com um bebê, sofrendo as crueldades e os tormentos causados pelo demônio que possuía Annabelle.
Enfim, o filme tem um clima muito macabro. A qualquer momento pode acontecer alguma coisa, ou seja, em nosso psicológico, o longa não para e a tensão é constante do começo ao fim. Se não é tão interessante, com certeza é bastante assustador e transmite uma experiência bem sinistra se visto nos cinemas. Sons sinistros, acontecimentos inexplicáveis... tudo contribui para deixar Annabelle macabro como foi apresentado.
Todos sabem do meu medo em assistir terror e que não foi fácil decidir por assistir Annabelle. Mas poucos sabem o que eu tive de passar lá dentro. Essa análise foi muito difícil de fazer, pois mal vi o filme. Tapei meus olhos em quase todas as cenas, gritei muito, chorei nessa cena da imagem abaixo... Cara, nunca mais quero passar por esse tipo de coisa, sério. Agradeço muito às pessoas que foram comigo nessa jornada cruel e intensa, a quem teve paciência pra segurar minha mão e me abraçar nos momentos de susto... Agradeço de verdade. Acho que eu teria infartado lá sem esses amigos. Eu realmente tenho medo e assumo. Não gosto de coisas assustadoras, nem mulheres de vestido branco com cabelão na cara, nem de palhaços, nem de escuro e, agora, nem de bonecas.


Me caguei muito nessa cena, sério mesmo. Para mim, foi a mais assustadora (de MUITAS) do filme
Annabelle passa uma ótima experiência de terror e recomendo muito que seja visto NO CINEMA. Maaas, para quem tiver estômago ou mente fraca, não veja, sério mesmo, você corre um grande risco de vida. Uma curiosidade é que, na França, o filme foi removido dos principais cinemas por motivos de segurança, que você pode entender melhor lendo nesta matéria --> (clicando aqui).

A boneca era para ser fofa e linda, com uma carinha de amigável (imagem ao lado), mas os produtores inventaram de criar essa coisa feia, endiabrada e com cara de estupradora misturada com Freddy Krueger. Nunca vou entender isso mas, se serviu para deixar o filme mais assustador (como deixou), eu aceito e permito. Parabéns a toda equipe que desenvolveu Annabelle (apesar de eu não ter conseguido assistir ao filme inteiro). Digo isso por ter ido em uma sala lotada e não ter deixado de escutar, por praticamente nenhum segundo, gente gritando e cochichando sobre tudo que se desenrolava ali, naquele momento.




4 comentários:

  1. Assisti o filme ontem, achei bem fraquinho, esperava bem mais do filme, levei poucos sustos, bjokas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, é porque eu tenho um histórico traumático com filmes de terror hehehe te juro que não sei como saí vivo dessa sala de cinema ;(

      Excluir
  2. Que filme tenso, já me assustei só com o trailer ;x hahah
    Antigamente eu gostava de ver filme de terror mas agora quase não assisto mais :P

    http://www.estrelaminha.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trailer é bem hard mesmo hehe só achei que perde pro teaser de Mama, do Del Toro. E o filme é bem mais tenso hehe apesar da história fraca, compensa bem nos sustos

      Excluir