text-align: center;

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

AQUISIÇÕES DE DEZEMBRO/2014

Acabou Dezembro, acabou o ano, acabou a meta de leitura... Mas este último mês até que foi produtivo e trouxe novas aquisições para minha instante, aquisições estas que eu estava há muito tempo desejando e agradeço muito a oportunidade que tive de ganhá-las durante Dezembro. Sem contar que neste último mês do ano, aqui em Fortaleza, foi realizada a Bienal Internacional do livro, então... Lá se foi o salário! ;~~
Mas salário é assim, um grande ciclo de vai e vem, então não me arrependo do que gastei. Pelo contrário! Como leitor obcecado e como saio pouco de casa, tudo dá certo para que eu tenha direito à muitas leituras nas férias.

 Enfim, pra quem tiver curiosidade ou quiser saber um pouco mais de cada livro que adquiri e/ou ganhei nesse mês, vou colocar a lista logo abaixo. Qualquer dúvida, só mandar nos comentários, que indico locais e edições de compra.
Logo avisando que fiquei muito satisfeito com as novidades em minha estante e que pretendo, ao menos, ler metade deles até final de Janeiro, já que estou ainda com algumas leituras pendentes e no aguardo do box de Crônicas de Gelo e Fogo, que deve estar chegando na últimas semana de Janeiro. Vamos lá!

Bom, nesta imagem ao lado, segue a pilha de livros que pude conquistar durante o último mês de 2014. Vamos começar com a lista, de cima para baixo mesmo:

  1. O LIVRO DO RISO E DO ESQUECIMENTO - MILAN KUNDERA: depois que tive a oportunidade de ler o maravilhoso A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera, confesso que fiquei extremamente curioso para ler outras do autor, e parece que meu irmão adivinhou que eu estava sentindo isso. A obra é a edição da Companhia das Letras de bolso e é composta de contos relacionados ao cotidiano humano, físico e sentimental, em um contexto da invasão russa na antiga República Tcheca. Estou lendo atualmente e confesso estar adorando. Nas próximas semanas estarei o resenhando.
  2. PETER PAN - J.M.BARRIE: não preciso nem comentar nada sobre Peter Pan, obra que foi de enorme significância na infância de muitos de nós. Comprei o livro porque eu estava num intervalo de aula e com 20 reais pra gastar. Namorei de cara essa edição pocket capa-dura da Zahar (Zahar capricha mesmo) e não resisti. Levei para casa.
  3. TRISTESSA - JACK KEROUAC: Faz um tempo que estava a procura deste livro. Sou fã demais das obras de Kerouac e de toda a revolução que ele implementou na sociedade e no universo artístico-literário, então tenho uma necessidade de explorar todo o conteúdo literário do autor. Kerouac é um verdadeiro divisor de águas e um dos escritores mais influentes de todos os tempos, sendo uma leitura quase obrigatória, principalmente aos leitores ecléticos e assíduos.
  4. AMOR NOS TRILHOS - SEBASTIÃO SOUSA: Amor nos Trilhos é uma obra de caráter realista, escrita por um colega de sala do meu curso de francês, Sebastião. Sempre fui grande incentivador da literatura nacional e, principalmente, da cearense, por ser minha terra natal. Seria uma enorme desfeita cultural se eu não adquirisse a obra e, consequentemente, não lesse. Acredito que o apoio aos novos e nativos escritores seja uma função básica de um apreciador das artes e necessita do mínimo de incentivo, já que vemos tão poucos por aí e tantas barreiras burocráticas para o lançamento de escritores regionais.
  5. OLDBOY - TSUCHIYA GARON: Sou fã demais do violento filme sul-coreano Oldboy, uma das histórias de vingança mais sensacionais que já pude acompanhar. Sempre soube que era baseada em uma mangá e, como busco saber as origens de quase tudo que me relaciono, não pensei duas vezes ao comprar o box com os 4 primeiros volumes da série. Pretendo já finalizar Janeiro com a aquisição dos 4 últimos.
  6. MIRACLEMAN #1 - ALAN MOORE E NEIL GAIMAN: Gosto muito de quadrinhos e, assim que soube que a Panini relançaria as histórias do Miracleman, das fases clássicas de Neil Gaiman e Alan Moore, já deixei meus 14 reais separados no bolso. A edição que a Panini lançou recentemente, a número 1, é bem bonita internamente e externamente e compensa muito com seu preço, que está baratíssimo. Para quem quer conhecer "novos" heróis e esquecer um pouco os que vemos todos os dias, recomendo.
  7. SANDMAN: TEATRO DO MISTÉRIO #1 - MATT WAGNER E GUY DAVIS: Um aviso aos navegantes: NÃO é o mesmo personagem de Neil Gaiman. Trata-se de um encadernado (lindo, por sinal. E com uma capa linda também), que contém as edições 1 a 4 da minissérie Teatro do Mistério. O volume 1 conta a história do Tarântula, vilão protagonista. Como o Sandman de Neil Gaiman, possui traços parecidos aos Absolute e é recomendado para maiores de 18 anos.
  8. CAVERNA DO DRAGÃO - EDUARDO L.C.ASSUMPÇÃO: Caverna do Dragão foi minha infância, praticamente, e sempre fiquei muito curioso para saber o final. Durante a Bienal, vi um stand com uma galera gente boa divulgando o livro e decidi comprá-lo. Acredito que vá esclarecer todas as dúvidas sobre o que aconteceu aos heróis no parque de diversões. E, mais uma vez, um motivo determinante para minha compra foi, como dito acima, o incentivo à literatura nacional. 
  9. O PEQUENO PRÍNCIPE - ANTOINE DE SANIT-EXUPÉRY: Já resenhei sobre o livro e não vou falar muito sobre ele, pois levaria horas. A obra está, com certeza, entre as minhas favoritas, e não me contentei em apenas tê-la no formato digital. Obra obrigatória na estante de todos.
  10. O REI DE AMARELO - ROBERT W.CHAMBERS: Nem comento a ansiedade que eu estava para receber esse livro que encomendei. Estava contando os segundos para que os correios me entregassem e, finalmente, o recebi. Com certeza, é o livro que mais estou ansioso para ler e, como um fã de primeira de Lovecraft, depois que descobri que Chambers é um sucessor quase que espiritual do primeiro, seria impossível eu viver com o peso de não ter em minha estante O Rei de Amarelo.
  11. AS CRÔNICAS DE NÁRNIA - C.S.LEWIS: Há uns anos, fui cometer a burrada de emprestar meu livro de Crônicas de Nárnia a um colega de sala. Bom, sei que o livro foi abduzido e, apesar das promessas de meu colega, nunca mais voltou. Mas taí, como ironia do destino, o trabalho assalariado me permitiu ir atrás de comprá-lo e de devolvê-lo ao lugar de onde nunca deveria ter saído: ao lado de Tolkien e Martin.
  12. O DRAGÃO DE GELO - GEORGE R.R.MARTIN: Acredito que seja, para Martin, o que Roverandom é para Tolkien. E como tenho o objetivo de ter todos os livros do autor. decidi comprá-lo. Sem contar que é uma obra bonitinha e bem acabada, que talvez não compense o valor salgado, mas que vale à pena ter em sua coleção.
  13. O CAVALEIRO DOS SETE REINOS - GEORGE R.R.MARTIN: Quase o mesmo motivo do Dragão de Gelo, sendo que a diferença seria que O Cavaleiro dos Sete Reinos faz parte da saga do Gelo e Fogo, então era mais do que obrigação minha comprá-lo.
  14. OS PILARES DA TERRA - KEN FOLLETT: Enfim, o que falar sobre esta obra? Um dos romances históricos mais importantes das últimas décadas, em um volume único de luxo, capa dura, com traços dourados e em baixo relevo. Adoro as histórias reais de Ken Follett e a sua forma de transmitir tudo com um drama forte e chocante, nos aproximando de todo o sofrimento das guerras e das perdas. Recomendo demais o autor e já afirmo que Os Pilares da Terra é um dos próximos da minha meta de leitura.
Bom, foi basicamente isso. Uma lista extensa, assumo que gastei demais, mas todo gasto com coisas produtivas só serve para acrescentar e para nos fazer enxergar as coisas através de novas formas e direções. Ando pelado, mas não ando sem livros.
Até Janeiro, até 2015 e, desde já, um feliz ano novo para todos!!!


Um comentário:

  1. gostei demais do seu post e dos livros também kkkk :D feliz ano novo

    se quiser da uma olhada em meu blog-->http://www.umcontoliterario.com/

    ResponderExcluir